Pitágoras
Sócrates combateu os sofistas, julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra, que segundo ele não visava estabelecer o verdadeiro mas produzir a aparência. Sócrates defendia energicamente a necessidade e a possibilidade de conhecer a verdade.
Os sofistas ensinavam a boa oratória e cobravam por isso. Já os socráticos ensinavam e não cobravam, ensinavam o questionamento, a busca pela verdade. Comparado com hoje, os sofistas seriam os advogados.
Enquanto a Filosofia Socrática tinha como objeto principal de investigação as questões humanas (como a Ética, a Política e como se fundamentava o conhecimento), os Pré-Socráticos tinham como tema principal a busca da arché, um princípio natural que estaria presente em todas as coisas.
A grande diferença entre os Pré-socráticos e platão seria o objeto de estudo de cada um, os Pré-socráticos estudavam a natureza (Physis), enquanto que Platão estudava o homem , suas virtudes,sua alma, seu corpo, suas idéias, e a justiça que seria algo pertencente à realidade ideal , podendo ser compreendido de forma ...
Os mitos envolviam Deuses, Heróis, Monstros para explicar a origem das coisas, tal como o surgimento do homem, já os filósofos pré-socráticos buscavam desmentir esses mitos, provando de forma lógica que tais acontecimentos eram impossíveis.
Mitologia e filosofia são caminhos que buscam contar a origem do mundo e das coisas. Em certos momentos da história, a ideia de superar a mitologia era vista como uma evolução e que seguir a razão era o caminho certo. ... A filosofia estuda os problemas relacionados ao conhecimento, existência e verdade.
O mito busca buscar a explicação das coisas por meio de fenômenos e fundamentos que comprovam sua validade, a religião explica as coisas por meio da fé e a filosofia explica as coisas por meio da razão.
Resposta. porque a mitologia é o estudo dos mitos (lendas..) e a filosofia é "amor à sabedoria" que é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano. ... Considerado o mais importante dentre os deuses, ele representava a justiça, a razão e a autoridade.