As primeiras Unidades de Pronto Atendimento no estado do Rio de Janeiro foram implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde durante a gestão do governador Sérgio Cabral Filho e do secretário de Saúde Sérgio Côrtes.
A UPA é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde Norte e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Ela afirmou que para a manutenção de uma UPA Tipo 3, por exemplo, o governo federal repassa R$ 250 mil para um custo comprovado de R$ 1 milhão.
Características gerais
O projeto SAMU 192 foi o primeiro produto do Plano Nacional de Atenção as Urgências criado pelo Governo Federal em 2003 e existe recurso financeiro para a manutenção dos Serviços.
Atualmente, o Brasil tem mais de 42 mil unidades básicas de saúde com 44 mil equipes de Saúde da Família e 1.
O SUS mantém 44 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil. .
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda hoje conhecidas como postos de saúde8 surgiram na década de 1980 no contexto de organização dos serviços, como possibilidade de maior eficácia de tratamento (resolutividade nas questões referentes à saúde).
Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado.