Carybé, o argentino que ilustrou Jorge Amado, Gabriel García Márquez e Mário de Andrade - UOL Entretenimento.
Suas principais obras são: “O país do carnaval” (1930), “Suor” (1934), “Mar Morto” (1936), “Capitães da areia” (1937), “Gabriela, cravo e canela” (1958), “A morte e a morte de Quincas Berro d'Água” (1961), “Dona Flor e seus dois maridos” (1966), “Tieta do agreste” (1977), “Farda, fardão, camisola de dormir” (1979) e ...
Obras como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela, Cravo e Canela, e Capitães da Areia estão entre as mais famosas. Para conhecer um pouco mais sobre esse autor, confira nosso artigo cheio de informações, além de um ranking com os 10 melhores livros de Jorge Amado para você escolher o seu.
Jorge Amado é um importante escritor brasileiro porque é fundamental na valorização do negro no Brasil. O negro, quando chegou ao Brasil, trouxe da África contribuições efetivas à nossa civilização e cultura. O escritor revela uma identidade brasileira que muitos não aceitam, sobretudo parte da elite do país.
Jorge Amado e suas características literárias
Jorge Amado, é o autor mais adaptado da televisão brasileira, uma vez que suas obras basearam novelas e minisséries, principalmente da TV Globo, com destaque para “Dona Flor e seus dois Maridos”, “Tieta do Agreste”, “Gabriela, cravo e canela”. Além disso, suas obras inspiram o teatro e o cinema.
Jorge Amado é um campeão mundial na Literatura brasileira. Foi traduzido em mais de 50 países. Dona Flor e seus dois maridos é um clássico até no cinema. ... Suas obras têm nomes bem conhecidos: Tieta do Agreste; Gabriela Cravo e Canela; Teresa Batista Cansada de Guerra; Dona Flor e Seus Dois Maridos; e Tenda dos Milagres.
Ao escrever suas obras, Jorge Amado tinha um cuidado maior com a narrativa e não com a estrutura técnica. O autor não demonstrava preocupação com a estrutura literária ou mesmo com as normas de ortografia e gramática, o importante era contar bem a história.
Capitães da areia é uma narrativa de teor comunista declarado, na qual Jorge Amado denuncia, em sua percepção, os males de uma sociedade que, sendo marcada pela lógica capitalista, vira as costas para aqueles menos afortunados. Há a tentativa de conscientização por parte do autor em relação ao leitor.
Além dos romances mencionados acima, também escreveu outros gêneros:
6 de agosto de 2001
Salvador, Bahia, Brasil
88 anos (1912–2001)
O país do Carnaval
1935
Itabuna, Bahia, Brasil
candomblé
Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia.
Paloma Amado Costa
Bahia
Faculdade Nacional de Direito - FND/UFRJ1931–1935
O romancista baiano Antônio Torres, eleito no dia 7 de novembro do ano passado, tomou posse na Cadeira 23 – que tem como fundador Machado de Assis, primeiro Presidente da Academia, e, como patrono, José de Alencar –, em solenidade no Petit Trianon, no dia 9 de abril.
10 de agosto de 1912
Zélia Gattai
Cordisburgo, Minas Gerais, Brasil
O árabe Nacib é dono de um bar e por mais que esteja envolvido com a notícia precisa focar em seus interesses, pois sua cozinheira, Filomena, foi embora morar com o filho, às vésperas de um jantar muito importante.