Portador: hospedeiro vertebrado que está albergando e eliminando agente etiológico, em ausência de sinais típicos da doença (assintomático). vertebrado que é capaz de eliminar o seu agente etiológico durante o período de incubação de uma determinada doença.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.
A Tuberculose é transmitida através do ar, do espirro, da tosse e da fala. Qualquer pessoa sadia pode ser contaminada por outra portadora da doença.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
A pneumonia se caracteriza como sendo uma inflamação dos alvéolos pulmonares, com ou sem infecção. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são capazes de provocá-la, sendo mais comuns as pneumonias causadas por pneumococos.
O estreptococo pneumonia das bactérias é uma das causas as mais comuns da pneumonia no mundo inteiro. A descoberta das bactérias ocorreu em 1881 quando o microbiologista francês, Louis Pasteur, e o microbiologista americano, George Sternberg, cada um identificaram independente as bactérias lanceoladas na saliva.
Agentes causadores A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos cílios responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores.