Nem todos os países participaram da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), mas as principais potências da época estiveram envolvidas. A maioria dos principais países envolvidas na Primeira Guerra era do continente europeu. As batalhas mais importantes também se desenrolaram na Europa. Países de outros continentes também acabaram participando da guerra, mas se envolveram em função do que estava acontecendo na Europa. Entre os países não-europeus que participaram da guerra estavam os Estados Unidos e o Japão (que foram aliados na Primeira Guerra e inimigos na Segunda Guerra).
Com a unificação da Alemanha após a Guerra Franco-Prussiana, essa nação se tornou mais poderosa e representava uma forte ameaça, especialmente à Inglaterra que ocupava o lugar de grande potência desde a Revolução Industrial.
O avanço tecnológico da Belle Époque permitiu a utilização de armamentos como tanques, aviões e metralhadoras durante o conflito. A guerra foi um conflito muito violento, um dos exemplos de arma utilizada era o gás mostarda.
Em 1917, com sua economia arruinada, acontece a Revolução Russa e a implementação do comunismo no país. Para retirar-se da guerra, a Rússia assinou um acordo com a Alemanha.
Letra D: O Brasil enviou uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma esquadra naval, que se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães.
A Primeira Guerra Mundial iniciou o primeiro grande conflito internacional do século vinte. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.
Essa condições eram consideradas humilhantes pelos germânicos, que no momento do final do conflito enfrentavam graves problemas econômicos no país. Essa situação gerou revolta entre a população e foi uma das razões para a eclosão da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo.
O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar uma enorme desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.
Durante a Primeira Guerra Mundial, as Potências Unidas – Grã-Bretanha, França, Sérvia e Rússia Imperial (às quais se uniram posteriormente Grécia, Portugal, Romênia e Estados Unidos) – lutaram contra as Potências Centrais - Alemanha e Império Austro-Húngaro (às quais se uniram posteriormente o Império Turco Otomano e a Bulgária).
Dois fatos foram determinantes para acabar com a neutralidade americana: o reinício da guerra submarina sem restrições por parte da Alemanha em fevereiro de 1917 e o boato que o México estaria se aliando com a Alemanha.
O gás mostarda é uma arma química que causa graves queimaduras, pode provocar câncer e morte por asfixia. Esse gás é proibido e é classificado pela Convenção de Armas Químicas como classe 1 e não tem outro uso que não seja em guerras químicas.
em 28 de junho de 1914 o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia foram assassinados por um nacionalista sérvio. A Áustria declarou guerra a Servia levando o confronto da tríplice aliança e da tríplice entente.
O entusiasmo inicial de todos os contedores acreditando que haveria uma vitória rápida e decisiva desapareceu quando a Guerra começou a se arrastar, marcada por infindáveis, com grandes perdas humanas e materiais, e os terríveis combates nas trincheiras, particularmente na Linha de Frente Ocidental da Guerra. O sistema de trincheiras e fortificações naquela Frente se estendia por 760 quilômetros aproximadamente, do Mar do Norte à fronteira suíça, e definiu a Guerra para a maioria dos combatentes dos EUA e do oeste europeu. Apesar da grande extensão da Frente Oriental, a qual impedia combates em larga escala nas trincheiras, o volume do conflito foi igual ao da Frente Ocidental. Houve muitas batalhas também no norte da Itália, nos Bálcãs e no Império Otomano. Combates eram travados na terra, no mar e, pela primeira vez, no ar [OBS: início da aviação bélica].
Às 11 horas do dia 11 de novembro (11/11) de 1918, os combates na Frente Ocidental cessaram. A "Grande Guerra", como seus contemporâneos a denominavam, havia terminado mas o enorme impacto do conflito nas esferas internacionais, políticas, econômicas e sociais ainda seria sentido por décadas.
Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O extraordinário crescimento industrial possibilitou a Corrida Armamentista, ou seja: a produção de armas numa quantidade jamais imaginada.
A Primeira Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos da história da civilização. Travada especialmente em território europeu, a guerra envolveu países do mundo todo e deixou mais de 10 milhões de mortos.
Uma mudança decisiva em relação às hostilidades ocorreu em abril de 1917, quando a política de guerra submarina irrestrita da Alemanha fez com que os EUA abandonassem sua posição de isolacionismo e tomassem parte central no conflito. Novas tropas e equipamentos militares das Forças Expedicionárias Americanas (AEF), sob a liderança do general John J. Pershing, adicionados a um bloqueio cada vez mais rigoroso dos portos alemães, ajudaram a alterar o equilíbrio do esforço de guerra, proporcionando uma vantagem para as Potências Unidas.
Acontece que, a Inglaterra, em 1915, oferece à Itália territórios e colônias na África caso ela entrasse para o lado da Tríplice Entente. A Itália aceitou a proposta e mudou de lado no conflito, porém acabou não recebendo os territórios posteriormente.
Letra A: A questão balcânica evidencia as disputas entre Alemanha e Hungria pelo controle do mar Adriático e coloca em choque os movimentos nacionalistas: pan-eslavismo, liderado pela Sérvia e o pan-germanismo, liderado pelos alemães.
A Rússia, por sua vez, defendia o paneslavismo, que pretendia criar um Estado com todos os povos eslavos e, para isso, desejava anexar territórios então pertencentes ao Império Turco-otomano e Austro-Húngaro.
Os termos foram considerados humilhantes e foram usados para provocar a queda da República de Weimar em 1933, e a posterior consolidação no poder de Adolf Hitler e do nazismo.
Duas explosões atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 8 de agosto de 1945, levaram o Império do Sol Nascente à capitulação. E foi somente com esta capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945, quatro meses depois daquela da Alemanha, que a Segunda Guerra Mundial teve verdadeiramente fim.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
A Segunda Guerra Mundial teve fim na Europa após a Batalha de Berlim, que aconteceu em abril de 1945. Nessa batalha, os soviéticos mobilizaram 2,5 milhões de soldados para atacar a capital alemã.
1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945
1 de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945
As corridas armamentista e espacial O principal elemento em disputa era a hegemonia militar e tecnológica.
Por que o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando – um fato isolado – deflagrou a primeira guerra mundial? O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro foi apenas o estopim para o início da chamada Primeira Guerra Mundial.
Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.
Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética.
A Guerra Fria foi o conflito político-ideológico responsável pela polarização do mundo na segunda metade do século XX. EUA e URSS foram os protagonistas desse conflito. A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991.
A Guerra Fria foi um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e União Soviética, que começou no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e foi até a extinção da União Soviética em 1991.
A Guerra Fria surgiu no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que os dois maiores vencedores (Estados Unidos e União Soviética) passam a ser pólos globais de influência política e econômica.
De modo geral, as principais causas da Guerra Fria foram: todo o contexto da Segunda Guerra Mundial; tentativa de expansão do socialismo como modelo econômico; busca, pelos EUA, de consolidar o capitalismo.