No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.
A corrida espacial fez com que grandes somas fossem investidas em diversas tecnologias relacionadas com a exploração espacial, como as tecnologias de telecomunicação, computação e engenharia de materiais.
Primeira etapa da corrida espacial (1957-1969)
Resposta: positivos: houveram muitos avanços científicos, eliminou a tensão da corrida espacial da guerra fria sobre o mundo. negativos: eles focaram em ciência ao invés de contribuir com o aumento da qualidade de vida de pessoas economicamente desfavorecidas.
A corrida espacial foi um dos capítulos mais conhecidos da Guerra Fria, aconteceu entre 1957 e 1975 e foi travada entre Estados Unidos e União Soviética. A corrida espacial foi responsável por mobilizar altas quantias de dinheiro com o intuito de promover a exploração do espaço.
A corrida espacial foi resultado da Guerra Fria, o nome que damos para o conflito político-ideológico que marcou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Essa disputa foi travada pelos EUA e URSS, países que saíram como vencedores da Segunda Guerra e que procuraram depois desse conflito garantir a sua hegemonia no mundo.
1955
Neil Alden Armstrong
Os Estados Unidos foram bem sucedidos em seu objetivo de alcançar a Lua antes da URSS, em 1969, com a missão Apollo 11. Para atingir este objetivo, o Projeto Apollo envolveu um fantástico esforço de US$ 20 bilhões, 20 mil companhias que fabricaram componentes e peças, e 300 mil trabalhadores.
Iuri Alexeievitch Gagarin (em russo: Юрий Алексеевич Гагарин; Kluchino, 9 de março de 1934 — Kirjatch, 27 de março de 1968) foi um cosmonauta soviético e o primeiro ser humano a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1.
Apolo 11 é o nome da primeira nave espacial tripulada a pousar na Lua e também o nome da missão mais famosa já realizada pela NASA. Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, ambos estadunidenses, pisaram pela primeira vez em solo lunar, seis horas após sua alunissagem.
O primeiro homem a pisar na Lua foi o astronauta norte-americano Neil Armstrong em 1969, durante a missão Apolo 11. A corrida espacial motivou as grandes potências mundiais da época, EUA e a União Soviética, a levarem o primeiro homem à superfície da Lua.
No total, foram feitas onze missões tripuladas no projeto Apollo, e seis delas pousaram na Lua, no total de doze astronautas que caminharam no solo lunar e lá fizeram experimentos científicos.
4 dias
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
A Voyager 1 é a nave espacial mais rápida já construída e pode alcançar uma velocidade de 77,3 km/s (278 280 km/h) ou 0,0257% da velocidade da luz (em relação à Terra), já que a velocidade da luz corresponde a 1 8 km/h. A tal velocidade, a viagem demoraria 16 342 anos.
Atualmente, há três seres humanos no espaço. O norte-americano Chris Cassidy, comandante da Expedição 63, e os engenheiros russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner vivem na ISS desde abril deste ano.
Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. ... Isto significa que os astronautas têm de aproveitar os recursos, como, por exemplo, a água e os alimentos, e minimizar os desperdícios.
Às vezes, quando as máquinas de eletrólise não estão ativadas, os astronautas respiram temporariamente usando tanques de clorato de sódio (não confundir com cloreto de sódio). ... O clorato também é usado nas máscaras de oxigênio que caem do teto em caso de despressurização da cabine em um avião de passageiros.
Existem mais algumas curiosidades sobre o sono no espaço: na ISS a luz não apaga, então os astronautas dormem com máscara. Eles também amarram seus braços, pernas e cabeça à parede da estação, para que não saiam flutuando por dentro dela e acabem esbarrando em algum lugar e se machucando.
Agora, a parte mais curiosa: ir ao banheiro depende de qual é a necessidade fisiológica. Para urinar, por exemplo, os astronautas aprendem a usar uma mangueira com capacidade de sucção. Eles fazem o “número um” diretamente na mangueira e, em seguida, o líquido é aspirado para um conjunto processador de urina.
O mais estranho é o fato de que, ao usarem o banheiro, os astronautas precisam manter-se fixos a correias, imobilizadores dos pés e cinto que os prende ao assento. Parece até uma seção de tormento, tudo para que não fiquem flutuando enquanto fazem suas necessidades.
Ele fica bem ao lado do ginásio da estação, espremido entre a esteira e a máquina de musculação que os astronautas usam para evitar perda de músculo e osso durante longas expedições no espaço. O banheiro tem ainda um vaso sanitário acoplado a um balde de metal, que coleta os dejetos, e um tubo longo que coleta a urina.
O astronauta é o profissional que faz exploração humana no espaço. O que nem todo mundo sabe é que a maior parte da carreira de um astronauta se passa em treinamentos de solo e também apoiando outras missões. A Nasa, Agência Espacial Americana, é a mais conhecida no mundo e atua em colaboração com outras agências.
Pela falta de gravidade, no entanto, a água não cai no chão, mas permanece sobre a pele em forma de bolhas. E adicionando um pouco de sabão líquido, que não faz muita espuma e não requer enxágue, o astronauta pode "tomar banho" e desfrutar de uma sensação de limpeza igual a que tinha em terra firme.
Astronautas, atualmente, simplesmente usam as mesmas peças até onde conseguem aguentar. Quando finalmente trocam, colocam as peças sujas em uma cápsula de ejeção que é incinerada quando entra em contato com a atmosfera terrestre. A ideia é criar uma solução a vapor, micro-ondas e ar para limpar as roupas.
Como os astronautas se comunicam no espaço? Durante caminhadas espaciais, os astronautas conseguem conversar por meio de ondas de radiofrequência. ... Ao serem captadas por um microfone, as ondas sonoras são convertidas em ondas eletromagnéticas e, então, transmitidas até um receptor.
Os astronautas que foram até a Lua no século passado ficavam com uma sacola de plástico acoplada nas nádegas para capturar as fezes diretamente, sem que o excremento entrasse em contato com o ambiente. Mas isso apenas quando estavam dentro da nave.