A colonização da região tem como marco a chegada de João Batista da Silva e sua família,em 1876, procedentes da Vila de Nossa Senhora do Livramento de Paranaguá, atual município de Parnaguá, no Piauí.
A mudança de nome para Povoado Araguaína – em homenagem ao Rio Araguaia – aconteceu em 1948, com a criação do município de Filadélfia. A localidade passou a integrar a nova cidade. Já a Lei Municipal nº 86, de 30 de setembro de 1953, transformou o Povoado Araguaína em distrito.
O primeiro prefeito nomeado foi Casimiro Ferreira Soares, exonerado em 3 de outubro de 1960, sendo substituído por Henrique Ferreira de Oliveira. Ainda na mesma data foram realizadas as primeiras eleições municipais, sendo eleito para prefeito municipal o Sr.
Em 1925, chegaram novas famílias para o povoado, que passou a se chamar Lontra. Os novos moradores construíram a Capela do Sagrado Coração de Jesus e todo ano no dia 24 de junho havia uma festa na cidade.
14 de Novembro
Os primeiros habitantes da região foram os índios Karajás que viviam do plantio das ricas terras da região e da pesca no rio Araguaia.
57 anos
Gurupi (do tupi-guarani: Diamante Puro) Também conhecida como "Capital da Amizade", localiza-se ao sul do Tocantins a 214 km de Palmas, capital do estado, a 612 km de Goiânia e a 596 km de Brasília. Fica no limite divisório de águas entre o Rio Araguaia e o Rio Tocantins, às margens da BR-153 (Rodovia Belém-Brasília).
Tocantins
As cidades e vilarejos vizinhos de Gurupi