O estatístico é um especialista no ramo da matemática voltado para a coleta, a análise e a interpretação de dados numéricos no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. Ele planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas, medições e análise desses dados.
A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles. A estatística é dividida em duas partes: descritiva e inferencial.
quatro anos
7 dicas aos ingressantes no curso de estatística
A Estatística pode auxiliar em qualquer profissão por meio da análise de dados e modelos que contribuem para a previsão de resultados de forma assertiva. ... Médico - este profissional pode usar alguns conceitos da Estatística para entender melhor o seu público-alvo.
A área financeira possui uma grande aplicabilidade das pesquisas estatísticas, pois se dedica aos lucros, aos custos, aos gastos, às avaliações, às análises dos processos, entre outras considerações. É fundamental para um gestor ter uma ampla visão da empresa para que ele possa tomar atitudes.
A estatística é um instrumento que pode auxiliar os gestores nos processos de tomada de decisão. As diversas ferramentas existentes podem contribuir com os processos, embasando as escolhas e as decisões das organizações e seus gestores.
Os estatísticos oferecem uma visão essencial para determinar quais dados são necessários para um estudo, e possuem habilidades e competências para afirmar o quão confiável são as suas conclusões.
Na pesquisa científica, a estatística é empregada desde a definição do tipo de experimento, na obtenção dos dados de forma eficiente, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados. Permite, assim, ao pesquisador, testar diferentes hipóteses a partir dos dados empíricos obtidos.