O pretérito imperfeito é usado para expressar o que ocorreu no passado sem necessariamente indicar o início ou o fim do ocorrido. Isso significa dizer que o importante é o curso e a duração da ação.
O pretérito indefinido em espanhol, também chamado de pretérito perfecto simple, é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações que já foram concluídas no passado.
Terminações do pretérito imperfeito do indicativo (verbos regulares)
O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Note que esse tempo verbal não é empregado no modo subjuntivo, somente em formação composta.
Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram. Pretérito mais-que-perfeito: tivera, tiveras, tivera, tivéramos, tivéreis, tiveram. Futuro do Presente: terei, terás, terá, teremos, tereis, terão.
O poema tem a predominância do tempo pretérito imperfeito para reforçar. (A) a percepção do eu lírico quanto ao passar do tempo. Explicação: O pretérito imperfeito do indicativo é utilizado para descrever ações habituais no passado ou que tiveram início no passado mas ainda não foram concluídas, adentrando no presente.
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Exemplos: Eu estarei na porta da escola.