O Semanário preparou um resumo com a biografia de alguns dos principais nomes da Revolução.
Pedro II do Brasil
Foi durante esse período que surgiram alguns dos principais líderes envolvidos na rebelião de 1835. Entre eles estão: Eduardo Angelim, os irmãos lavradores Francisco Pedro e Antônio Vinagre, o fazendeiro Clemente Malcher, o jornalista Vicente Ferreira Lavor e o padre Batista Campos.
Os líderes da Revolução Farroupilha foram Bento Gonçalves, Antônio de Sousa Neto, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro e Luís Alves de Lima e Silva.
Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845....
A Cabanagem deixou uma carnificina de mais de trinta mil mortos quase 30 a 40% de uma população da província. Dizimou populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, bem como membros da elite local. Também desorganizou o tráfico de escravos e os quilombos se multiplicaram na região.
Essa revolução épica aconteceu entre 1835 e 1845, e a causa da guerra foi econômica. O Rio Grande do Sul tinha a sua economia baseada na criação de gado e na fabricação de charque. O Império penalizava com altos impostos o charque gaúcho que abastecia o mercado interno do país.
As duas mais importantes conquistas dos participantes da Revolução Farroupilha foi o reconhecimento do Brasil Império da importância da ocupação e defesa do território por parte dos sulistas, juntamente com a redução das taxações sobre seus produtos.
1° - Fica nomeado Presidente da Província o indivíduo que for indicado pelos republicanos. Art. 2° - Pleno e inteiro esquecimento de todos os atos praticados pelos republicanos durante a luta, sem ser, em nenhum caso, permitida a instauração de processos contra eles, nem mesmo para reivindicação de interesses privados.
Resposta: Medidas: Taxa sobre os produtos agropecuários platinos, anistia dos rebeldes, e incorporação dos líderes dos farrapos as forças armadas do império.
Resposta: O Tratado de Poncho Verde é o nome dado a um acordo que pôs fim na Revolução farroupilha, voltando o território do Rio Grande do Sul a fazer parte do Império do Brasil. Dia 28 de fevereiro os Farroupilhas assinaram e, no dia 1° de março de 1845, quando foi anunciada a paz, Duque de Caxias assinou.
Além das questões políticas e ideológicas, vemos que diversos estancieiros gaúchos apoiaram a Revolução Farroupilha por conta dos altos impostos cobrados sobre os muares, o couro e, principalmente, o charque produzido naquela região.
Quais as influências políticas e ideológicas que marcaram o desenvolvimento da Guerra dos Farrapos? ... De tal modo, notamos que os participantes criticavam fortemente a centralização política estabelecida pelo governo imperial e defendiam a organização de um governo constitucional e inspirado nos moldes do republicanismo.
A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
Brasil
Essa revolução aconteceu pelos motivos : Descontentamento político com o governo imperial brasileiro; Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias; Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época; Os ...
“Em 25 de janeiro de 1835, explodiu uma das mais importantes rebeliões de negros e negras da história do país: a Revolta dos Malês. ... O objetivo da conspiração era libertar seus companheiros islâmicos e negros em geral e matar brancos e mulatos considerados traidores.