Resposta. Por que limitava os poderes do Imperador. impedir o absolutismo.
A Constituinte de 1823, popularmente conhecida como a Constituição da mandioca, dava mais poder para o legislativo( senadores, deputados e vereadores) e diminuía o poder do Imperador, fazendo com que ele vetasse a constituinte pois não queria perder a influência que tinha já que ele era adepto das ideias absolutistas.
O próprio Dom Pedro I era português (nasceu no Palácio Real de Queluz, em Portugal) e era o herdeiro direto ao trono português, de modo que era, por nascimento, hábito e direito um cidadão de Portugal e imensamente interessado nos assuntos portugueses, de modo que, por conta disto, era considerado como um sujeito " ...
Resposta. Resposta: pois, no projeto da constituição, o predomínio do poder legislativo sobre o executivo, o que contrariou profundamente D. Pedro I, já que tinha ideais absolutistas e centralizadores.
A Constituição brasileira outorgada definia a religião católica como oficial, estabelecia o voto censitário e permitia a liberdade econômica e de iniciativa. O contexto histórico dessa Constituição era marcado a) pelo período da Inconfidência Mineira, que adotou como constituição provisória a dos Estados Unidos.
No período do Brasil Colônia e do Brasil Império (1500 a 1889) o catolicismo era a religião oficial do Estado Brasileiro em decorrência da herança recebida de Portugal que firmara com a Sé da Igreja Católica em Roma a Lei do Padroado. Por esta Lei eram reguladas as relações entre Lisboa e o Pontificado Romano.
Em 1826, apesar de seu papel da independência do Brasil, D. Pedro I tornou-se rei de Portugal (D. Pedro IV), abdicando imediatamente em favor de sua filha mais velha....