Os macabeus (do hebraico מכבים ou מקבים, makabim ou maqabim, "martelos"; em grego: Μακκαβαῖοι, IPA: [makav'εï]) foram os integrantes de um exército rebelde judeu que assumiu o controle de partes da Terra de Israel, até então um Estado-cliente do Império Selêucida.
Chanucá ou Hanucá (חנכה ḥănukkāh ou חנוכה ḥănūkkāh) é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr do sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias.
Uma festa particularmente apreciada pelas crianças, com muita alegria e presentes. Essa é uma das definições do Hanukkah, festa judaica que significa inaugurar, acontece em dezembro e dura oito dias.
Hanukkah (lê-se rranucá) é uma festividade judaica realizada todos os anos, que celebra a vitória da luz sobre a escuridão e a luta dos judeus contra os seus opressores. Normalmente a festa dura cerca de oito dias.
No ano 2016, o início da festa judaica de Chanucá coincide com a véspera da festa cristã de Natal. Chanucá é, no judaísmo, a Festa das Luzes. Durante oito noites os judeus acendem velas na chanuquiá (candelabro de oito velas, mais uma vela guia para o acendimento das demais).
Resumo: A menorá, o candelabro de sete braços, um objeto ritual do Templo de Jerusalém, adquiriu grande relevância na literatura bíblica. Primeiro como representação do cosmo, tanto do mundo visível quanto do invisível. Segundo, como árvore da vida, e representação de Deus e da vida eterna.
Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה - hanukiah, pronunciado "ranuquiá") é um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico de Chanuká, também chamado de Festa das Luzes. ... O Menorá possui sete braços e é um dos símbolos do Judaísmo, juntamente com a Estrela de Davi.
Ele deriva do menorá, um candelabro com sete braços representando os sete dias da criação do mundo, e surgiu para celebrar uma importante vitória do povo judeu, além de um suposto milagre. ... Oito dos nove braços do candelabro usado durante esse período de celebração correspondem aos oito dias do feriado.
Em hebraico, a palavra "chanucá" significa "dedicação". ... A festividade comemora a vitória da luz contra a escuridão, a preservação do espírito de Israel e a liberdade religiosa.
Um candelabro é um castiçal com vários braços (múltiplas velas). O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, devido à sua menção no capítulo 25 do Livro do Êxodo, do Antigo Testamento.
A Torá, para os israelitas, ou Pentateuco, para os Cristãos Protestantes e Católicos, constitui-se em apenas cinco livros.
O Que Faz Você Ser Budista? ... Neste livro inovador, Dzongsar Jamyang Khyentse, um mestre do budismo tibetano, lança um desafio ao mundo budista, questionando estereótipos, fantasias e falsos conceitos encontrados normalmente. Com força e originalidade incomuns, ele expressa a essência do budismo.
Buda e Jesus não deixaram nada escrito e formaram seus discípulos através de sentenças e parábolas emblemáticas. Os dois não fundaram religiões; propuseram uma via espiritual centrada no amor, na compaixão e na justiça, capaz de nos conduzir ao que todo ser humano mais almeja: a felicidade.