Os levantes jacobitas (em inglês: Jacobite Risings) foram uma série de insurreições, rebeliões e batalhas nos reinos da Inglaterra, Escócia (mais tarde o Reino da Grã-Bretanha), e Irlanda ocorridas entre 1688 e 1746. ... A origem do nome da série de conflitos está em Jacobus, a forma latina do nome inglês James.
Antigamente, as Highlands eram habitadas pelos gaélicos, um povo celta que veio da Irlanda, e pelos Pictos, que já estavam ali há tempos. As Lowlands eram habitadas pelos Scots, e depois pelos britânicos e anglos. Na verdade, a Escócia é um caldeirão de povos, e explicarei isso melhor em outro post.
Os jacobitas (católicos), fiéis ao jovem pretendente ao trono, foram derrotados por cerca de 9 mil soldados, fiéis à casa de Hanôver, comandados pelo Duque de Cumberland. Várias foram as tentativas dos jacobitas de colocar novamente um Stuart no trono, mas as esperanças terminaram com a derrota na batalha de Culloden.
O chefe de Estado na Escócia, é a monarca britânica, atualmente Isabel II (desde 1952). O poder executivo, no Reino Unido, é pertença do Queen-in-Council, enquanto o poder legislativo é exercido pelo Parliament-in-Queen (a Coroa e o Parlamento do Reino Unido em Westminster, em Londres).
Os escoceses (em gaélico escocês: Albannaich; em inglês: Scottish people ou Scots) são os membros de um grupo étnico da Escócia.
Devolução
O Reino da Escócia foi um Estado independente até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União formalizaram uma união política com o Reino da Inglaterra, de modo a criar o Reino Unido da Grã-Bretanha.
1 de maio de 1328
A Escócia recupera a sua independência. Em 1502, o tratado de paz perpétua, assinado por James IV da Escócia e Henrique VII de Inglaterra, tem por objectivo por termo aos combates esporádicos entre os dois Estados. Para selar o pacto, Henrique VII oferece em casamento a sua filha Margarida ao rei da Escócia.
Em 1296, o rei da Inglaterra invadiu a Escócia, declarando-se seu monarca. ... Em 1603, Escócia e Inglaterra se uniram sob um só rei. Em 1707, o Parlamento escocês foi incorporado pelo da Inglaterra. Na época, a ilha inteira da Grã-Bretanha era um só reino chamado Grã-Bretanha.
Jorge II da Grã-Bretanha
O jacobitismo foi um movimento político dos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e Irlanda que tinha por objectivo a restauração do reinado da Casa de Stuart na Inglaterra e Escócia (e depois de 1707, ano em que o Reino da Escócia e o Reino da Inglaterra num Tratado de União se uniram criando a Grã-Bretanha).
Sir Alexander Mackenzie (1764 - 12 de março de 1820) foi um explorador escocês-canadense. Mackenzie nasceu em Stornoway na Ilha de Lewis em Outer Hebrides, Escócia. Em 1774 sua família se mudou para Nova Iorque e depois para Montreal em 1776 por causa da Revolução Americana.
31 de janeiro de 1788
Essa batalha ocorreu em 16 de abril de 1746, e deixou um terrível saldo: 300 mortos pelo lado inglês, e quase 2000 mortos do lado escocês. Hoje o lugar é pacato, e uma espécie de museu ao ar livre, que muitos viajantes seguem para conhecer.
16 de abril de 1746
Culloden
O Reino da Escócia foi fundado em 843, quando Kenneth I se tornou rei dos Pictos e dos Escotos. se estabelecer na ilha e expulsaram os romanos. Em 1066, os normandos (Vikings), liderados por "Guilherme O Conquistador", derrotaram os Anglo-Saxões (Ingleses) e assumiram o controle da Ilha.
16 de abril de 1746
A batalha de Culloden foi realmente um massacre. Para se ter uma ideia, as batalhas naquela época demoravam de dois a três dias, a de Culloden durou apenas 1 hora no total, com aproximadamente 1500 jacobitas mortos e um número bem menor do outro lado, com a perda de 50 soldados britânicos.
Resposta. Em 1640, dirigentes da Escócia calvinista, que recusavam o anglicanismo, rebelaram-se contra o domínio inglês. Para enfrentar a rebelião e montar um Exército, o rei inglês precisava aumentar os impostos. ... Um acordo provisório obrigava a Coroa inglesa a arcar com as despesas do Exército escocês.