Quem foram os fundadores do socialismo científico? Karl Marx (1818 até 1883) e Friedrich Engels (1820 até 1895), desenvolveram a teoria socialista, partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo. Ao contrário dos utópicos, Marx e Engels não se preocuparam em pensar como seria uma sociedade ideal.
O primeiro filosofo da história foi Tales de Mileto, no início do século VI a.C., mas foi o Pitágoras quem criou o termo filosofia.
Karl Marx e Friedrich Engels foram dois dos principais teóricos, tanto no âmbito da filosofia, como da sociologia, que influíram grande parte das forças partidárias políticas de esquerda.
Socialismo Utópico: é aquele de Saint Simon, Robert Owen, Charles Fourier, etc, em que se idealiza a sociedade igualitária, ideal, justa e igualitária, por meio do trabalho coletivo e do cooperativismo, mas não aponta meios para alcançá-la.
Karl Marx (1818 até 1883) e Friedrich Engels (1820 até 1895), desenvolveram a teoria socialista, partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo. ... Eles acreditavam que o capitalismo seria, inevitavelmente, superado e destruído.
Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, encabeçou a teoria que, posteriormente, foi denominada de marxismo. ... O que Engels e Marx fizeram foi um estudo organizado e sistemático do pensamento socialista para elaborar uma teoria econômica socialista que fosse aplicável na prática.
Principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da teoria comunista, a partir do materialismo histórico e dialético. ... Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848).
Engels e Marx conceberam a teoria que ficou conhecida como marxismo, uma análise econômica da sociedade capitalista e do conflito entre classes como vetor de mudança social. O marxismo concebe a história e a sociedade a partir das condições materiais de existência e da luta de classes.
MARX E ENGELS COMETERAM O ERRO DE NÃO INCLUIR O HOMEM NA SUA UTOPIA, PQ O HOMEM Q ELES VIAM ERA O IDEALIZADO E NÃO DE CARNE E OSSO. SE TIRARMOS AS PESSOAS DAQUILO Q ELES DEFENDEM COMO JUSTIÇA E IGUALDADE SOCIAL, COM CERTEZA TERIAM TIDO SUCESSO.
O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. O pensamento marxista central é que o chefe é o opressor e o trabalhador é quem deve ter poder, não o chefe, e que o Estado deve ser quem deve administrar os bens e as riquezas produzidas pelo povo.
O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. Resumidamente, é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a REVOLUÇÃO com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária. No comunismo a religião, o Estado e o capitalismo são formas de alienação.