Dor nas costas na gravidez Sua coluna aumenta um pouco mais a sua curvatura normal para compensar o crescimento da sua barriga para frente, e isso pode provocar alguns incômodos, além da postura nas últimas etapas da gestação. Em geral, essa dor não é muito forte e sem dúvidas é suportável.
Os 7 meses vão das 27 às 30 semanas. Além da barriga e dos seios aumentarem bastante nessa última fase, também cresce o inchaço das pernas e pés. As mãos e o rosto também podem ficar mais gordinhos. O risco de ter varizes aumenta.
As dores na barriga durante a gravidez são completamente normais, porém deve-se apurar a causa e descartar possíveis problemas. Apesar de preocupantes para a mamãe ou quem a cerca, essas dores podem ser inofensivas, apenas uma reação do organismo à descarga hormonal.
A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses e normalmente está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.
A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.
Sim, ao longo dos meses, não apenas no trabalho de parto. Muitas servem como um treinamento e são chamadas de Braxton-Hicks. Entre a 20ª e a 24ª semana de gestação, as contrações já podem ser sentidas. Elas são indolores e, em alguns casos, imperceptíveis.
Aos 8 meses de gravidez, sua barriga pode estar mais dolorida, porque seu útero está esticando pra valer. No começo do mês, ele estará cerca de 14 centímetros acima do umbigo. Isso faz com que o estômago seja pressionado para cima, causando azia e má-digestão.
O oitavo mês de gestação compreende da 29ª à 32ª semana lunar. Nesse período, o bebê aumenta bastante sua massa corporal, tem seus cinco sentidos apurados e, com exceção do respiratório, apresenta todos os sistemas bem desenvolvidos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os dias parecem intermináveis nesse período de 8 meses de gestação. A mulher se sente exausta, sofre com inchaços e muitas têm problema com insônia nessa fase. As contrações de treinamento podem se iniciar agora e isso é totalmente normal, já que o corpo está se preparando para o grande dia.
Reta final da gravidez: veja sintomas de azia e queimação, sangramento e barriga endurecida e outros cuidados importantes nos últimos meses da gestação. Com 32 semanas de gravidez, é comum a mulher começar a sentir contrações esporádicas que não são as típicas do trabalho de parto.
O tamanho da barriga aproxima-se ao de um melão pequeno e é muito provável que as suas roupas lhe deixem de servir. No final deste mês o seu bebé medirá cerca de 11,6 cm (da cabeça ao rabo) e pesará à volta de 100 g (tamanho de uma maça). Esta a meio da sua gravidez e o tamanho da barriga continua a aumentar.
No final do mês, o comprimento do seu corpo será de cerca de 43 centímetros e o seu peso será de cerca de 1.
A maioria das grávidas vê a barriga despontar a partir da 12ª semana de gestação – mas isso também não é regra. “Vários fatores influenciam o tamanho da barriga, como o biotipo físico da mulher, o peso antes da gravidez e o tamanho do quadril.
Para diminuir o desconforto das contrações na gravidez aconselha-se que a mulher: