O eletroímã é um dispositivo pode que ser formado por um prego enrolado por um fio; quando o fio é percorrido por uma corrente elétrica faz com que o prego comporte-se como um ímã permanente; e ao cessar a corrente, o prego é desmagnetizado, deixando de ser um ímã.
Assim como o campo elétrico, o campo magnético é um vetor, ou seja, um ente matemático que possui módulo, direção e sentido. Por definição, o vetor campo magnético em cada ponto tem direção tangente à linha de campo e o mesmo sentido dela.
A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior. ... A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre.
É possível visualizar as linhas de indução magnética, espalhando limalhas de ferro em torno de um ímã. Os traços formados pela limalha representam as linhas de indução magnética.
Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço. É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional.
Pegue o ímã que perdeu força e esfregue nele um ímã mais forte. Esse movimento linear em uma única direção realinhará os elétrons dentro do ímã e ajudará a aumentar sua força. Esfregue os ímãs por cerca de 15 minutos e verifique se a força voltou.