Thomas Edison, inventor e homem de negócios estadunidense, era conhecido como "O mago de Menlo Park". ... Nikola Tesla, inventor, físico e engenheiro eletro-mecânico sérvio, era conhecido como "O mago do oeste",, inventou a transmissão de energia elétrica por corrente alternada.
7 de janeiro de 1943
O principal motivo da rivalidade entre Thomas Edison e Nikola Tesla foi a patente das aplicações de corrente contínua e corrente alternada, o que viria a mudar a maneira como a eletricidade era usada. O registro de corrente contínua já pertencia a Edison e ela era aplicada nas invenções do cientista.
O médico concluiu que ele estava morto – um sucesso. Até as testemunhas notarem, nervosamente, que ele ainda respirava. A máquina então foi reajustada para 2 mil volts. Imediatamente, uma fumaça começou a sair de sua cabeça, espalhando um cheiro insuportável de carne e cabelos queimados.
A guerra das correntes Uma de suas principais descobertas, a corrente alternada rendeu-lhe uma disputa de anos com Edison, que patenteou a corrente contínua. Seu funcionamento e aplicações - a turbina de Tesla, o motor de indução e o transformador de alta voltagem - ele concebeu quando ainda vivia em Paris.
George Westinghouse, Jr. George Westinghouse, Jr. (Schoharie, 6 de outubro de 1846 — Nova Iorque, 12 de março de 1914) foi um empresário e engenheiro estadunidense. Entre muitas outras invenções, criou um freio a ar comprimido para locomotivas e foi um dos pioneiros da indústria da eletricidade.
Edison deu-se por vencido apenas quando Tesla e Westinghouse jogaram sua maior cartada: a construção da hidrelétrica de Niagara Falls, que utilizava a corrente alternada para gerar quantidades colossais de energia.
A corrente alternada funciona pela condução de elétrons que oscilam em torno de um ponto fixo, a uma frequência de 60 Hz (no Brasil). Isso significa que, em um segundo, os elétrons realizam um movimento de vai e vem 60 vezes.
A corrente alternada surgiu pela primeira vez, em 1832, quando o francês Hippolyte Pixii aplicou o princípio de indução electromagnética de Michael Faraday. ... Thomas Edison, que defendia e empregava a corrente contínua em seus experimentos, fez o possível para desacreditar Tesla, mas sem sucesso.
Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto. ... Portanto, a corrente que chega à tomada de sua casa continua sendo alternada, mas com uma voltagem bem mais baixa.
Na eletricidade básica existem três grandezas fundamentais que são a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica. Para estuda-las utilizaremos o conceito de cargas elétrica.
Os instrumentos elétricos de medida são largamente utilizados em laboratórios de ensino. Esses equipamentos são utilizados para obtenção de valores de várias grandezas que estão envolvidas num circuito elétrico. Com os aparelhos apropriados podemos fazer medidas de corrente elétrica, voltagem e resistência elétrica.
No sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica, ocorrem 120 inversões a cada segundo, ou seja, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário. ... Por isso, dizemos que a corrente elétrica no Brasil tem frequência de 60 Hz ou 60 ciclos por segundo.
A frequência elétrica é a frequência nominal das oscilações de corrente alternada (CA) em uma rede síncrona de transmissão de uma usina elétrica ao consumidor.
Um transformador comum é composto de dois componentes principais: Núcleo – No geral é feito com um material altamente imantável, pois é ele quem vai transmitir a corrente de um enrolamento para outro; Enrolamentos – São as bobinas, feitas de fio de cobre com uma camada de verniz que serve como isolante.
– Frequência: A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.
Ampere, 16A, 32A – Ampere é a unidade de medida da corrente eléctrica. ... Volt, 230V, 400V – Volt é a unidade de tensão eléctrica.