EQST

Quem Foi Scrates Qual Sua Importncia Para A Filosofia?

Quem foi Sócrates qual sua importância para a filosofia?

Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.

Por que Sócrates é considerado um filósofo tão importante?

Conhecido por ter uma visão mais humana em suas filosofias, Sócrates, sem dúvidas, foi o maior nome da Filosofia clássica junto de Platão e Aristóteles. Além disso, Sócrates apresentou grande importância para o entendimento da política, ética, moral, conhecimento humano, entre outros temas relevantes.

Por que Sócrates era contra a democracia?

Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.

Por que Aristóteles questionava a democracia?

Resposta: Na democracia do tipo aristotélica, o povo é soberano. ... As leis são a liberdade, a salvação, pois a partir do momento em que o povo faz o que quer, como se nada fosse impossível, a democracia se torna uma tirania. Viver como bem entender torna a democracia um individualismo, contrário ao que é o bem comum.

Quais eram as críticas de Sócrates a democracia ateniense?

Para Sócrates, a Democracia de Atenas possuía instituições confusas e sem credibilidade com relação ao público. Essa foi a principal crítica deste importante e renomado filósofo.

Porque Nietzsche critica a filosofia de Sócrates?

Em O Nascimento da Tragédia, Nietzsche contrapõe a significação moral da existência, através do surgimento do homem teórico Sócrates, à justificação da existência enquanto fenômeno estético, através da tragédia, qualificando, assim, a arte como atividade metafísica do homem.

O que motivou a crítica de Nietzsche a cultura ocidental a partir de Sócrates?

(Ufsj 2012) O que motivou a crítica de Nietzsche à cultura ocidental a partir de Sócrates foi a) a atitude niilista de Sócrates de recusar a vida e optar por ingerir a letal dose de cicuta.