Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional).
Nota coberta: quando há imagem, mas não houve tempo do repórter fazer o Off da matéria. Então o apresentador faz uma nota sobre o acontecimento, enquando a imagem vai rodando.
Radiofônico: Aquilo que transmite o som das letras. Comprarei um aparelho radiofônico.
A construção do texto radiofônico requer a utilização de um estilo próprio- oral /auditivo- alcançado a partir da observação de algumas características específicas do rádio, referentes às seguintes condições: tempo, dinâmica, melodia, sons complementares, voz, articulação e linguagem (cf. CABELLO, 1995, p. 146).
Para ajudar, separamos para você algumas dicas essenciais para escrever corretamente os textos para a locução de rádio.
Conte a história em ordem lógica: Certifique-se de que o seu conteúdo tem um começo, um meio e um fim. Não esconda o lide; comunique a notícia perto do início, sem muita armação. Use o tempo presente e a voz ativa: Você deve escrever de olho no fluxo da história e expressar o que está acontecendo agora.
A sugestão é começar o texto comercial para rádio com uma pergunta que fale sobre um problema ou um desejo do público alvo. Exemplo: “A carne está muito cara para fazer o churrasco do fim de semana?” ou “Você gostaria de viajar mais?”.
As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
Texto pra TV Deve ser conciso, claro e objetivo, ou seja, curto, simples e direto ao ponto. Frases bem pontuadas são mais fáceis de serem compreendidas, afinal, o telespectador não terá uma segunda chance ouvir o que o repórter disse.
Editoriais. Nos jornais, os editoriais são organizadas por assunto, em cadernos e suplementos temáticos. São fascículos de encadernação separada incluídos no conjunto publicado e de periodicidade predeterminada (geralmente semanal).