Gastroenterologistas em Taubaté
Endoscopistas em Taubaté
O hospital investiu em equipamentos de última geração para Colonoscopia, Raios X e Tomografia que permitem imagens com excelente qualidade e menor exposição à radiação.
A gastroenterologia é a especialidade da Medicina encarregada de cuidar dos órgãos do aparelho digestivo do corpo humano, observando possíveis condições que podem acometer áreas como esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e grosso, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
O médico irá realizar uma análise do paciente para obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Durante a consulta serão feitas perguntas sobre o início dos sintomas, se existem casos na família, etc. Após obter as informações necessárias do paciente, poderá ser necessário a realização do exame físico.
Em uma primeira consulta com o proctologista o médico fará algumas perguntas sobre os sintomas atuais, hábitos dietéticos, funcionamento intestinal e histórico de doenças prévias, cirurgias, alergias e doenças intestinais na família.
Para realizar o diagnóstico das condições, alguns exames da proctologia são a colonoscopia e a manometria anorretal. Através dos exames, é possível definir o diagnóstico e a conduta mais assertiva para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico.
Anuscopia é um procedimento simples, realizado no próprio consultório do coloproctologista, que tem o objetivo de avaliar o canal anal (porção do ânus situada entre a margem anal e a transição ano-retal), sendo a melhor maneira de examinar hemorroidas, fissuras anais, papilas, condilomas e lesões do canal anal.
Proctologia é a especialidade médica que estuda e trata a porção final do sistema gastrointestinal, que inclui o cólon (intestino grosso), o reto e o ânus. Hoje, essa área também é conhecida como coloproctologia. Por isso, o médico especialista pode ser chamado de proctologista ou coloproctologista.
As hemorroidas internas geralmente manifestam-se através de hemorragia rectal indolor, enquanto que as hemorroidas externas podem provocar alguns sintomas ou, no caso de trombose, dor e inchaço significativos na região anal. Quando ocorre hemorragia, é geralmente de cor escura.
“Quem tem hemorroida não pode fazer musculação” Exercícios intensos que envolvem levantamento de peso podem, sim, agravar a hemorroida, já que promovem um aumento da pressão nas veias da região anal”, diz o cirurgião.
A cirurgia das hemorróidas já tem quase uma semana. Não há uma proibição para alimentação no pós-operatório de hemorroidectomia. Claro que orientamos os pacientes a consumirem alimentos ricos em fibras e evitar alimentos demasiadamente apimentados e gordurosos. Com moderação, não há problema em consumir queijo ou pão.