Esterilização Os métodos de esterilização disponíveis no processamento dos materiais são: calor, sob a forma úmida e seca; e os agentes químicos, sob a forma líquida, gasosa e plasma.
O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
CME ESTRUTURA A área física de uma CME depende dos requisitos básicos do setor, assim como a disponibilidade dentro dessa estrutura (processos e atividades desenvolvidos nesse meio) (SOBECC, 2009). Na construção de uma CME deve-se considerar todas as etapas que englobam o processo de esterilização.
A CME pode ser de três tipos, de acordo com sua dinâmica de funcionamento: Descentralizada: utilizada até o final da década de 40, neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza; Semi-centralizada: teve início na década de 50, cada unidade prepara ...
O fluxograma da C.M.E. deve ter expurgo - testagem e preparo - esterilização - estocagem - reserva e distribuição. O menor deslize no processo de esterilização poderá custar a vida de pacientes suscetíveis, em todas as áreas servidas pela C.M.E.
A CME é classificada como Classe II, distinguida pelo serviço prestado, e possui todos os requisitos exigidos, assim como rege a RDC nº15/2012. Realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa passíveis de processamento.
A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento.
produtos para saúde e a centros de material e esterilização (CME). A diferença entre as duas classes de CME está na competência para realizar o processamento de produtos críticos para a saúde, autorizado apenas para os CME classe II.
Setores da Central de Material e Esterilização
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
Os Indicadores biológicos são classificados como a maneira mais segura de monitoramento de esterilização, pois sua tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.
Área suja: expurgo, destinado ao recebimento e lavagem dos artigos encaminhados pelas diversas unidades; Área limpa: destinada ao preparo dos materiais e da montagem da carga do processo de esterilização; Área estéril: destinada a retirada dos materiais e roupas já esterilizados e acondicionamento destes materiais.
Trata-se da área que oferece riscos mais graves de transmissão de infecções, já que se destinam a pacientes que sofrem de doenças mais críticas, podendo estar imunodeprimidos, portando doenças infecciosas em que o patógeno é de alto grau de transmissibilidade, localizando-se em ambientes em que se realizam ...
Limpeza é o processo de remoção de sujidades e detritos orgânicos e inorgânicos visíveis de uma superfície ou artigo objetivando a redução da carga microbiana. Este processo segundo aulguns autores depende de ação mecânica, água e agente químico.
Área Limpa ou Sala Limpa São áreas esterilizadas com controle ambiental definido em termos de fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruído, vibração, iluminação, contaminação microbiana e por partículas, projetada e utilizada de forma a reduzir a introdução, a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.
Orgânicas viáveis. Já as partículas inorgânicas inertes se originam de materiais sem vida, como por exemplo: papel, areia, sal, ferro, Aço Inox, fiapos de roupa, entre outros; E as partículas orgânicas inertes, são originadas de organismos vivos e contém derivados de carbono como por exemplo as células de pele morta.
A limpeza mecânica dos artigos é um processo onde se utiliza tecnologia automatizada que combina temperatura, tempo, produto químico e ação mecânica.
Limpeza Manual Úmida Realizada com a utilização de rodos, mops ou esfregões, panos ou esponjas umedecidas em solução detergente, com enxágue posterior com pano umedecido em água limpa. No caso de pisos é utilizado o mesmo procedimento com mops ou pano e rodo.
A forma correta de preparar o equipamento para a esterilização é embalando o produto com materiais que permitam a passagem do vapor, como por exemplo, o papel grau cirúrgico.
Utilize uma solução germicida apropriada ou oxido de etileno. A esterilização utilizando o gás oxido de etileno, deve obedecer aos parâmetros de temperaturas a 54° C (130°F) Após a esterilização em oxido de etileno aguarda de 24 a 48 horas antes de utilizar o produto para permitir á aeração e saída dos resíduos gás.
outra solução recomendada pelo fabricante do respirador, como, por exemplo, a preparada com os sais quaternários de amônia. e) Enxaguar bem os componentes com água morna (43 oC), preferivelmente em água corrente.