Os patriarcas eram pastores de ovelhas. ... Davi foi pastor, antes de serrei. Lutava com feras para defender o rebanho (1 Sm . Assim, tanto Moisés como Davi aprenderam a cuidar do povo de Deus ao cuidar das ovelhas.
O pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar e guardar animais como ovelhas, cabras e outros. Mas, sobretudo, a função do pastor é cuidar de seus animais, garantindo a saúde, a segurança e o bem-estar de cada um deles. ... Muito mais do que os cuidados básicos, o pastor é completamente conectado ao seu rebanho.
Indefesa (não sabe nem dá coice, é presa fácil para lobos e outros animais) Produz lã o ano todo (é natural dela) Não pode se alimentar de qualquer coisa (capim novo e fresco) Dóceis.
Evangelho de Tomé 107. Disse Jesus: O Reino é semelhante a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas se extraviou, e era a maior de todas. Ele deixou as noventa e nove e foi em busca daquela única até achá-la.
O verdadeiro pastor segundo o coração de Deus é aquele que segue fielmente o exemplo de Cristo, o Sumo pastor, e que cuida do rebanho que Deus lhe confiou servindo-o (João 10: 11-15; Atos 20:28; Hebreus 13:7).
O dicionário da língua portuguesa atribui a palavra “Pastor” o seguinte significado: “Guardador de rebanho, zagal: as ovelhas e seu pastor. ... Ministro da religião protestante. Bom pastor, Jesus Cristo.
Guardar ou proteger o gado que se encontra a pastar; 2. Conduzir ou guiar ao pasto; pascer ou apascentar; 3.
A função do pastor No geral, é dever do pastor dirigir a Igreja Local e cuidar de suas necessidades espirituais. Em Atos estão discriminadas algumas atribuições específicas do pastor, tais como: apascentar a Igreja, refutar heresias doutrinárias e exercer vigilância contra pretensos opositores.
O Bom Pastor é uma perícope encontrada em João 10:1-21 na qual Jesus aparece como o "bom pastor" que dá a sua vida por suas ovelhas. A mesma metáfora pode ser vista no Salmo 23 (22). Nos Evangelhos, a imagem do "Bom Pastor" aparece sempre em referência a Jesus não se permitindo perder nenhuma de suas ovelhas.
O pastor aprovado é assim: não faz nada às ocultas, na “calada da noite”; não tem do que se envergonhar; é santo na maneira de se portar diante de Deus, da sociedade, da família e da igreja.
Os requisitos para tornar-se um pastor variam de acordo com a igreja e a denominação em questão. Na maioria dos casos, os pastores devem concluir o Ensino Médio, um treinamento no seminário e, em alguns casos, certos ritos profissionais adicionais antes de ser ordenado.