Hermes Rodrigues da Fonseca (São Gabriel, 12 de maio de 1855 — Petrópolis, 9 de setembro de 1923) foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Foi o primeiro gaúcho a ser eleito presidente da República.
Hermes Rodrigues da Fonseca (São Gabriel, 12 de maio de 1855 — Petrópolis, 9 de setembro de 1923) foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914.
Lista dos presidentes
Eventos. 7 de janeiro: O primeiro voo da América Latina ocorre com um monoplano pilotado pelo industrial francês Demetrie Sensaud de Lavaud na cidade de Osasco, no estado de São Paulo. 1 de março: Hermes da Fonseca é eleito presidente do Brasil na eleição presidencial direta.
Visão geral. Esta década foi caracterizada por um dos primeiros saltos tecnológicos no campo dos transportes, como o desenvolvimento da aviação e do automóvel. ... Na década de 1900 também foi formada a Commonwealth e o Japão foi pela primeira vez reconhecido como potência mundial, após a Guerra Russo-Japonesa.
O Brasil ganhou mais autonomia – surgiram as primeiras fábricas e instituições brasileiras, como bolsa de valores locais e um banco nacional. As fazendas se modernizaram e as cidades se desenvolveram, atraindo imigrantes. Os escravos trabalhavam em grandes propriedades rurais e em minas de ouro.
O clima era de otimismo e inovações, incentivando principalmente as camadas sociais mais ricas ao divertimento e a apreciação das artes que estavam em um período de grande desenvolvimento.
1901: Santos Dumont voa seu dirigível na França. 1902: Rodrigo Alves foi eleito presidente do Brasil; ... 1908: Chegaram ao Brasil os primeiros imigrantes japoneses. 1909: Morreu o presidente Afonso Pena, e Nilo Peçanha, seu vice, torna-se o mais novo presidente brasileiro.
A moda da década de 1900 é conhecida, especialmente na Inglaterra, como período “Eduardiano”, devido ao sucessor da rainha Vitória da Inglaterra, Edward. ... Os trajes masculinos não dispensavam o chapéu, sobre-casaca, fraque, além da grande variedade de sapatos que passaram a ser considerados acessórios da moda masculina.
Na década de 1920, uma misteriosa epidemia matou cerca de um milhão de pessoas e deixou quase quatro milhões no que parecia ser um estado catatônico por décadas, incapazes de falar ou de se mover de forma independente. Eram como estátuas vivas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a Grande Gripe tenha sido a pandemia mais mortal da história: foram 50 milhões de óbitos entre 1918 e 1920. Saiba mais sobre como a Gripe Espanhola atingiu o Brasil há mais de um século: 1.
A gripe espanhola, também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.
A primeira referência à febre amarela no Brasil data de 1685, com a ocorrência de surto em quatro urbes da Capitania de Pernambuco: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá e Goiana. O vírus da febre amarela e o Aedes aegypti vieram juntos de África, nos navios negreiros.
1918 – 1920