Chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem e ocupação do solo são as principais causas das enchentes nas regiões brasileiras.
As principais causas estão relacionadas a impermeabilização do solo, construções irregulares, disposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para infiltrar e assim escoam com maior rapidez.
Inundações e enchentes são fenômenos naturais que ocorrem com frequência nos cursos d'água, geralmente deflagrados por chuvas fortes e rápidas ou chuvas de longa duração. Estes eventos naturais têm sido intensificados, principalmente nas áreas urbanas, por alterações antrópicas.
Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
As águas das enchentes transbordam rios e carregam consigo lama, lixo e esgoto – inclusive para dentro das casas e, desta forma, doenças como leptospirose, cólera, diarréias causadas por Escherichia coli, Shigella e Salmonella, febre tifóide e hepatites geralmente ganham forças em condições como estas.
A chuva e as enchentes podem transmitir doenças como micose, hepatite e leptospirose, e por isso, deve-se evitar entrar em contato com a água, especialmente durante períodos de enchente.
Quanto aos efeitos das enchentes e inundações, no geral, são tidas como tragédias, com inúmeras mortes como as noticiadas pela mídia, além dos danos causados em veículos, destruição do solo, quedas de árvores e do espaço urbano, em detrimento da população da região afetada, diante dos prejuízos material e moral ...
Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pela água.
Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta doenças de veiculação hídrica que podem ser utilizadas como indicadores da qualidade da água.
A ingestão de água contaminada pode causar alguns sintomas, como por exemplo: febre e calafrios, dor abdominal, perda do apetite, dor de barriga, vômitos e diarréia, dentre outros.
O consumo de água contaminada pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como por exemplo leptospirose, cólera, hepatite A e giardíase, por exemplo, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de ...
Quando há suspeita de contaminação, o Ministério da Saúde recomenda usar filtros de água ou adicionar uma substância chamada hipoclorito de sódio. Caso a água contaminada seja ingerida, podem surgir sintomas como febre e calafrios, dor abdominal, perda de apetite, dor de barriga, vômitos e diarreia.
Resposta. Resposta: desinfetar a água quando a região não garantir redes de saneamento adequadas, com produtos químicos como cloro, por exemplo, usar filtros ou um purificador de água para eliminar contaminações provenientes da água que vem pelo encanamento da casa e lavar as mãos.
Água Contaminada: que contém impurezas nocivas, normalmente imperceptíveis por não apresentarem cheiro, cor, nem alteração de textura. Mas provocam várias doenças e se transforma em vetor de epidemias. A água contaminada não pode de forma alguma ser utilizada pela população.
Febre, diarreia, vômito, dor de barriga, desidratação, infecção intestinal. Essas são algumas das doenças que podem ser provocadas pela ingestão de água de má qualidade.
Resposta. Água poluída é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. ... Água contaminada é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.
É muito comum a contaminação após contato com água de enchentes. Qual das doenças a seguir não apresenta a ingestão de água contaminada como forma de transmissão? a) Hepatite.
Resposta. Resposta: letra C.
Leptospirose, Cólera e Hepatite A são algumas das doenças que podem ser causadas pela água de esgoto não tratada, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de saúde pública.
A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes. ... Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde.
CAUSAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Uma nuvem de chuva pode ser deslocada pelo vento do seu local inicial de formação, e os agrotóxicos depois de suspensos no ar também podem sofrer deslocamento pelo vento, podendo contaminar outros lugares nos quais não houve a utilização desses produtos.