Louis Jacques Mandé Daguerre
Joseph Niépce
A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879). Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país. ... Trata-se de pensar novas formas de aproximação entre fotografia e artes, longe da trilha aberta pelo pictorialismo.
1840
Embora ela tenha aparecido mesmo no século 19, a fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da "câmara escura". Basta você fechar completamente um local - de uma grande sala a uma latinha de leite em pó - e depois fazer um buraquinho.
Chamamos de Fotografia as técnicas de captação, criação ou registro de imagens feitas mediante exposição luminosa em superfície sensível. A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce.
Os primeiros fotógrafos brasileiros foram Hercule Florence e Dom Pedro II. O primeiro, apesar de não ser brasileiro, recebeu o título por residir há muito tempo no Brasil e por exercer um papel fundamental na história da fotografia no Brasil. No entanto, o pioneiro nascido em território nacional foi Dom Pedro II.
Em 1976, o fotógrafo e professor Boris Kossoy divulgou em um simpósio nos EUA a pesquisa que resultou na primeira edição de seu livro, "Hercule Florence - A descoberta da fotografia no Brasil", lançada em 1980.
No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. ... Em 1839, ocorreu a chegada do daguerreótipo (uma das primeiras formas de reprodução fotográfica) ao Rio de Janeiro.
Sobre as primeiras fotografias retiradas do Brasil, também foi muito importante o trabalho realizado por Hércules Florence no ano de 1832, porém não foram encontrados registros das mesmas, devido a grande antiguidade e indisponibilidade de seu trabalho na internet.
Resposta. A Arte da fotografia nasceu em 1822, quando o físico francês Nicéphore Niepce (1765-1833), eternizou a primeira imagem da realidade em uma chapa de metal.
Durante o século XIX, a fotografia começa a fazer parte do dia a dia, mas apenas os fotógrafos profissionais, que trabalhavam em estúdios, conseguiam comprar um aparelho. A fotografia passou a registrar momentos específicos tais quais casamentos, aniversários e solenidades públicas.
Foi somente com o surgimento do movimento pictorialista, na década de 1890, que o papel subjetivo da fotografia começa a ganhar espaço reconhecido. O pictorialismo começou na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos, e reuniu fotógrafos com o objetivo de produzir aquilo que chamavam de fotografia artística.
1916
História Geral. O surrealismo constituiu uma profunda ruptura nas artes no início do século XX. O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa, cujo marco inicial foi o Manifesto Surrealista de André Breton, publicado em 1924.
Resposta: O IMPACTO FOI QUANDO A FOTOGRAFIA NAO ERA SO LIGADA A UM REGISTRO FAMILIAR MAS SIM A REGISTROS COTIDIANOS E DOCUMENTÁRIOS.
No século XIX surgiu a fotografia, que veio impressionar a sociedade pela sua representação extremamente realista das coisas. ... Os fotógrafos eram vistos com técnicos e não como artistas. A pintura por sua vez rompia a barreira da representação ao recorrer à sensibilidade e ao intelecto do pintor.
Resposta: a fotografia afetou a pintura por ser mais fácil e poder multiplicar as imagens mais rápido.