Lúcio Costa
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.
A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília. ... O IBGE também contou 1.
Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.
Portanto, candangos foram operários que trabalharam na construção da então nova Capital do Brasil, a cidade de Brasília. que em sua maior parte, eram nordestinos, mas também há mineiros que também foram chamados assim.
"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.
Relativo ou pertencente a Brasília, capital do Brasil. ... Natural ou habitante de Brasília.
Bem, aqueles que nascem em qualquer região de Brasília são chamados de brasilienses.