Acredita-se que o patriarca Abraão já previa o estabelecimento do dízimo, e que os sacerdotes levitas da casa de Abraão tenham continuado com a prática. Em ocasiões como a da reforma do templo sob o reino de Joás (oitavo rei de Judá), o dízimo tinha um valor certo de meio siclo (ou shekel).
Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. ... No livro de Levítico, o Senhor afirmou três vezes que as ofertas do dízimo “(…)
Deus não acusa, mas afirma, sem rodeio algum, que o seu próprio povo o rouba: Vós me roubais (Ml 3:8b). ... Ele o rouba nos dízimos e nas ofertas (Ml 3:8c). O termo hebraico para “roubais” (qaba ̀) tem a ideia de “tomar à força”.
Em primeiro lugar deve fazer o possível para restituir todo o atrasado. Caso não consiga, deve ficar bem claro que, apesar de seus esforços e de sua fé, realmente nunca poderá devolver a quantia retida, seja total ou parcialmente.
A Palavra não apresenta nenhum versículo de que o dízimo pode ser entregue em uma igreja que não seja a qual você congrega. ... O dízimo e as ofertas devem ser entregues onde o Deus o colocou para ser membro, pois ali é o lugar em que você foi inserido para semear.
Digamos que esse empresário retire para sua pessoa "física" o valor de R$ 2.