Composto por 15 Estados-membros. Cinco deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. É o único órgão da ONU com poder decisório, sendo, portanto, um dever, o respeito às decisões tomadas por ele.
Países-membros da ONU. O direito de tornar-se membro das Nações Unidas cabe a todas as nações amantes da paz que aceitarem os compromissos da Carta e que, a critério da Organização, estiverem aptas e dispostas a cumprir tais obrigações. A ONU possui hoje 193 Países-membros.
Nas Federações, os Estados-membros são peças indispensáveis do arranjo institucional federativo, o que justifica a expressão de largo uso. São eles, de fato e de direito, membros da Federação, compondo união indissolúvel com a coletividade central e, eventualmente, com unidades menores, de perfil comunitário.
Os novos países que surgiram por sua dissolução se integraram à ONU nas seguintes datas: A Bósnia e Herzegovina, a Croácia e a Eslovênia em 22 de maio de 1992.
Chipre, independente desde 1960, é atualmente não reconhecido por um Estado-membro da ONU (Turquia) e um não membro (Chipre do Norte), devido à disputa civil que decorre sobre a ilha. A Coreia do Norte, independente desde 1948, não é reconhecida por dois Estados-membros da ONU: Japão e Coreia do Sul.
As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:
As regiões de conflitos com altos níveis de violência na atualidade estão situadas em alguns países da África, como Líbia, Sudão do Sul e Somália; no Oriente Médio, na Síria, no Iraque, na Ucrânia, no Paquistão e no Afeganistão.
Resposta: O Nordeste brasileiro concentrou o maior número de conflitos por terra, conforme a Comissão. Foram 399, seguido pelo Norte com 278, Sudoeste com 57 casos, Centro-Oeste com 51 e Sul com 20 casos notificados.