O grego que é considerado o “Pai da Matemática” é Pitágoras de Samos. Ele fundou em Crotona, onde hoje é a Itália, uma espécie de sociedade secreta para discutir uma ciência de grande valor no que diz respeito à sabedoria. Esta ciência era a matemática. Pitágoras defendia que os números estão presentes em tudo.
A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.
Aos 18 anos, Pitágoras já pesquisava e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Em Mileto (região da atual Turquia), estudou matemática e geometria. No Egito, observou as pirâmides e desenvolveu o importante Teorema de Pitágoras – ele diz que é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Pitágoras também criou a tábua de multiplicação e o sistema de números decimais.
Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o Nobel da Matemática, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.
Esta ciência que conhecemos hoje é a somatória de todos os estudos matemáticos realizados desde 4000 a.C., quando os sumérios na Mesopotâmia introduziram os 60 símbolos para registrar e documentar seus pertences a fim de ter um maior controle sobre as quantidades. ...
Alguns textos matemáticos mais antigos, como o Papiro de Ahmes (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.) e o Papiro de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.) -- assim como o tablete de argila Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1800 a.C.) -- todos eles se tornaram conhecidos pela comunidade ...
O Movimento da Matemática Moderna foi um movimento internacional do ensino de matemática que surgiu na década de 1960 e se baseava na formalidade e no rigor dos fundamentos da teoria dos conjuntos e da álgebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática .
Admite-se universalmente que os gregos foram os primeiros matemáticos. Primeiros no sentido de que foram eles que iniciaram o desenvolvimento da matemática a partir de princípios básicos.
Foi um importante filósofo, matemático e astrônomo, considerado um dos grandes sábios da Antiguidade. Tales fundou a Escola Jônica e deu aulas de ética e política. Ele teria calculado a altura de uma pirâmide do Egito apenas observando a altura do monumento e da sombra que projetava. Também demonstrou que dois triângulos são iguais quando tem dois ângulos e um lado respectivamente idênticos. Ainda desenvolveu o Teorema de Tales, que pode ser aplicado para calcular grandes distâncias. E foi o primeiro a explicar o eclipse solar, quando verificou que a Lua é iluminada pelo Sol.
É considerado o pai da geometria. Pouco se sabe sobre a vida pessoal dele, mas acredita-se que Euclides tenha estudado na Academia fundada por Platão, em Atenas (Grécia). Mais tarde, foi professor de matemática em Alexandria e desenvolveu um sistema que reunia tudo o que se sabia sobre o tema na época. Euclides organizou um livro com informações sobre aritmética, geometria e álgebra. Também fez pesquisas sobre óptica, astronomia, mecânica e música.
Pitágoras (quem foi o homem dos catetos e a hipotenusa?), Tales, Newton, Arquimedes ou Euclides. Grande matemático da Antiguidade, este último reuniu todo o conhecimento de seu tempo em um livro: Elementos. Ele, então, lança os fundamentos da aula de matematica como aprendemos hoje.
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.
Ao falar do desenvolvimento da matemática na Grécia Antiga é preciso citar seus principais pensadores: Tales de Mileto e Pitágoras. Eles foram os responsáveis por transformar a matemática em um estudo organizado e sistemático.
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.
Muitos acreditam que a Matemática teve seu início com os egípcios e babilônios há cerca de 2000 a.C., porém há registros matemáticos de mais de 35000 anos na África Central.