De acordo com a dentista, quase tudo pode ser passado pelo beijo, inclusive amigdalite bacteriana e mau hálito.
A dor de garganta, também conhecida como odinofagia, geralmente, dura de 3 a 5 dias quando sua causa é viral, mas quando se trata de uma infecção bacteriana, o período pode ser superior a 3 semanas e, neste caso, a melhor forma de tratamento é com antibióticos receitados pelo médico.
Se a dor persistir por mais de uma semana, é preciso ir ao médico. A dor de garganta, que é bastante recorrente para algumas pessoas, principalmente no frio, não é uma doença em si. Ela é apenas o sintoma de uma doença, que pode ser uma amigdalite, uma faringite ou até algo mais grave.
Geralmente, a inflamação na garganta está associada a infecção, mas elas não são sinônimos....É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:
A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.
Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível. O tratamento com antibióticos derivados da penicilina, como amoxacilina (ou amoxacilina + ácido clavulânico), deve ser feito por 10 dias.
Opções naturais para garganta inflamada
A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única desse antibiótico.
doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias.
O tratamento intravenoso deve ser seguido por Azitromicina Di-Hidratada, via oral, em dose única diária de 500 mg até completar um ciclo terapêutico de 7 a 10 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.
Mesmo após o uso do antibiótico, a garganta ainda pode ficar um pouco inflamada durante um tempo. O importante é que você siga as orientações médicas e nunca se automedique. Caso não haja melhora do quadro ou este piore, retorne ao especialista para uma reavaliação.
No que se refere ao antibiótico, ele começa a atuar inibindo o crescimento bacteriano já após 30 minutos de uso, mas normalmente, se desacompanhado dos medicamentos supradescritos, só a partir de 48 horas de uso poderemos esperar uma melhora apenas com a sua utilização!
A amoxicilina utilizada uma, duas ou três vezes ao dia demonstrou eficácia equivalente. A antibioticoterapia por 10 dias ainda deve ser utilizada, embora trabalhos com duração inferior, de 3 a 6 dias, mostrem eficácia comparável.
Se as bactérias continuarem desenvolvendo resistência aos antibióticos conhecidos, até infecções bacterianas banais e pequenos ferimentos deixarão de responder ao tratamento – como acontecia antes da descoberta da penicilina – e haverá o risco de ocorrerem complicações mortais.
Quando falamos em uso adequado, estamos falando daquele feito de acordo com o resultado do antibiograma, que é o teste realizado em laboratório para saber se a bactéria é sensível ao antibiótico ou não. Com isso estabelecido, a dose correta deve ser prescrita pelo período apropriado de tempo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Olá! Depende do antibiótico, uns são eliminados mais rapidamente , outros demoram mais como semanas para sair do organismo... no caso da amoxicilina praticamente em 24 hrs é eliminada. Depende do antibiotico usdo, pois eles apresentam meia vida diferentes.
Como tomar A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias. A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.
A amoxicilina, em geral, é bem tolerada. Apesar disso, algumas pessoas poderão apresentar as seguintes queixas: Reações comuns: enjoo, diarreia, erupções de pele; Reações incomuns: coceira; vômito; urticária.
Gostaria de saber se Amoxicilina dá sono na criança? A sonolência não é um sintoma comum de acontecer pelo uso de Amoxicilina. No entanto, se a criança está em uso de Amoxicilina, é porque existe aí um quadro infeccioso sendo tratado. O próprio quadro pode causar a sonolência.
Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.
Amoxicilina + clavulanato de potássio é indicado para o tratamento de infecções bacterianas comuns, desde infecções das vias respiratórias superiores (sinusite, otite média, amigdalite) e infecções das vias respiratórias inferiores (bronquite crônica e broncopneumonia), até infecções urinárias (cistite), de pele e nos ...