Francisco Ferrer Guardia (Alella, 10 de janeiro de 1859 — Barcelona, 13 de outubro de 1909) foi um pensador anarquista catalão, pedagogista, criador da Escola Moderna (1901), um projeto prático de pedagogia libertária.
Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
Durante a ditadura militar também foram introduzidas mudanças curriculares com a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau. ... Eram abordados, também, conteúdos que “aprimoravam o caráter do aluno por meio de apoio moral e dedicação tanto à família quanto à comunidade”.
Neste sentido, o legado deixado pelos embates do início século XX para a educação foram muito significativos, em especial, pelo avanço da educação popular e sua democratização, contribuindo não somente para desenvolvimento da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória, mas, também, para o desenvolvimento de novas ...
Até meados do século XVIII, as bases do que se ensinava na Colônia consistiam nos métodos da educação jesuítica. ... A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium.
A educação brasileira no século XXI, portanto, deve ser focada no preparo emocional dos estudantes. Essa ação pedagógica, além de benefícios sociais, é muito vantajosa para o aluno, que passa a ter sucesso na escola e na vida em conjunto. Não existe uma fórmula de sucesso que funcione em qualquer escola.
O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...
Para o gerente do Sebrae, entre as habilidades exigidas dos estudantes do século 21 estão a flexibilidade, criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. “Também podemos citar a capacidade de se conectar e interagir com os outros, ou seja, empatia, além da comunicação, pensamento crítico e liderança.
A educação no Brasil apresenta desafios de várias ordens, as quais: estruturais, pedagógicos, financeiros, sociais, culturais... ... Quanto ao fator sócio-cultural as equipes pedagógicas não conseguem desenvolver projetos que permitam aos alunos ter contato com a cultura de sua região, ou país.