Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. Lutero foi um jovem alemão que resolveu entrar para a vida religiosa após um milagre que salvou sua vida durante uma violenta tempestade.
Reforma Protestante Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg 95 teses em que ele questionava as práticas mundanas do clero católico, a avareza e o paganismo que, na visão dele, existiam dentro da Igreja. As teses chamavam para uma disputa eclesiástica sobre elas.
Conheça as 95 teses de Lutero, faíscas da Reforma Protestante
O que são as 95 teses de Lutero? Elas foram publicadas na Paróquia de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, e contestavam a venda de indulgências. O fenômeno da Reforma Protestante, ocorrido na Europa do século XVI, foi um dos mais importantes da chamada Idade Moderna. ... Seu nome, Martinho Lutero.
As 10 principais teses de Martinho Lutero são:
Nas teses 48–52, Lutero discorre sobre o papel do papa, dizendo que se o papa soubesse o que estava sendo pregado em seu nome, ele "preferiria reduzir a cinzas a Basílica de São Pedro a edificá-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas." As teses 53–55 são lamentações sobre as restrições na pregação da Palavra ...
Quando Martinho Lutero escreveu as famosas 95 teses em sua residência sacerdotal em Wittenberg, sua intenção era apenas combater os desmandos na Igreja de Roma (secularização, desrespeito ao celibato). Não pretendia nem brigar com o papa, nem fundar uma Igreja própria.
E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.
Baseado na Reforma Protestante¹ e nos cinco fundamentos:
Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica.
Calvino
Sola Scriptura, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a própria Bíblia diz como sua autodefinição, o termo Sola Scriptura é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir.
Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517.
Resposta. Resposta: De qualquer modo, as principais críticas feitas contra a Igreja católica era a de que os padres eram corruptos, a Igreja havia se afastado da sua missão espiritual, se focando demais em assuntos terrenos e que era uma instituição dogmática que coibia o avanço científico.
As principais críticas estavam ligadas a venda de indulgências, ao afastamento dos monges, a crescente promiscuidade clerical e ao desrespeito com a fé alheia.
O Calvinismo foi um sistema derivado da Igreja Católica Apostólica Romana, que se origino a partir da Reforma Protestante e das críticas de João Calvino. As Igrejas protestantes começaram a se formar com as críticas à venda de indulgências, aos escândalos de corrupção da igreja na época e ao tráfico de poder.
Resposta. Resposta:1) Principais críticas de Lutero à Igreja: venda de Indulgências (venda do perdão dos pecados), corrupção moral da Igreja (clérigos tinham filhos e mulheres etc.), simonia (venda de cargos eclesiásticos, venda de relíquias sagradas etc.).
Resposta. Resposta: No Século XVI a Igreja Católica era criticada pelo nível de corrupção dos padres (e suas ações imorais), pela prática das indulgências, por estar demasiadamente interessada em assuntos terrenos, intrometendo-se na política e por perseguir aqueles que pensavam diferente.
No início do Século XVI a Igreja Católica era criticada pelo nível de corrupção dos padres (e suas ações imorais), pela prática das indulgências, por estar demasiadamente interessada em assuntos terrenos, intrometendo-se na política e por perseguir aqueles que pensavam diferente.
Resposta. As reformas propostas por Lutero e Calvino visavam abalar a Igreja Católica e o poder Papal e não a religião Cristã em si. O Lutero por exemplo criticou fortemente a venda de Indulgências (perdão dos pecados em de dinheiro) e também as vendas de reliquias.
Resumo sobre o calvinismo Considerado como um segundo movimento da Reforma Protestante, foi organizado por Martinho Lutero. Com isso, pregava-se que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam.
O Calvinismo é uma doutrina teológica surgida a partir da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI. A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509-1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero.
O Calvinismo, doutrina religiosa formada no período das Reformas Protestantes, tem por características principais os cinco pilares da salvação, ou os Cinco Aspectos da Graça (Graça Soberana Necessitada , Graça Soberana Específica , Graça Soberana Meritória , Graça Soberana Eficaz e Graça Soberana Perseverante).