Outro Manassés bíblico foi o filho mais velho de José, adotado e abençoado por Jacó (Gen., 48), cuja descendência gerou uma das doze tribos de Israel e a origem do povo judeu.
Acabe
Reis de Judá (Reino do Sul) Reino de Judá
A corrupção e o abuso do poder eram constantes. A crise era generalizada a ponto de apenas alguns poucos entre todos os reis puderam ser vistos como ótimos para os autores bíblicos: Asa (910-869 a.C.), Josafá (872-848 a.C.), Ezequias (715-686 a.C.) e Josias (640-609 a.C.).
Oseias
Balduíno IV de Jerusalém
Samuel foi o último dos juízes, Saul foi o primeiro rei de Israel e Davi o segundo. Após a morte da Davi, que reinou em Jerusalém, seu filho Salomão herda o trono e um dos destaques de seu reinado foi construir um grande templo na região.
Elá foi o quarto rei de Israel Setentrional, sucedendo a seu pai Baasa. Ascendeu ao trono por volta de 886 a.C., após a morte de Baasa, e governou em Tirza por dois anos.
Saul
Melchior(também chamado Melquior ou Belchior), Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela variedade de presentes oferecidos. Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos.
Saul foi um rei que o Senhor escolheu porque o povo não podia ficar sem um líder. Segundo as escrituras Saul era um homem que vinha da uma família de origem militar.
Mefibosete tinha entre 25 e 30 anos de idade. Todos os dias lamentava sua situação; Ele tinha lembranças do conforto do palácio; dos cuidados que recebia; Agora, Lo-Debar era a sua realidade. Uma terra árida, seca, miserável.
Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque. Ela caiu, o que gerou nele a lesão.
Uma fome que durou três anos atingiu Israel durante a primeira metade do reinado de Davi em Jerusalém. Esta calamidade foi acreditada ter acontecido por causa de "Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas". ... Os gibeonitas os condenaram à morte, e penduraram seus corpos no santuário em Gibeá.