Doenças Infecciosas Na área da Medicina, Pasteur descobriu a vacina contra a raiva, em 1885. Ele foi o responsável pelo primeiro tratamento contra a raiva humana. Pasteur demonstrou que muitas doenças eram causadas pela contaminação por microrganismos.
Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista, químico e bacteriologista francês que revolucionou os métodos de combate às infecções. Entre outros trabalhos, estudou a fermentação do vinho e da cerveja, descobriu o processo de “pasteurização” do leite e criou a vacina contra a hidrofobia ou “raiva”.
Louis Pasteur, nascido em 1822 em Dole, França, foi um químico que revolucionou os métodos de combate às infecções. Suas descobertas científicas tiveram um impacto imenso na medicina e seus trabalhos deram início ao que chamamos hoje de microbiologia.
Nascido em Dole, França, em 27 de dezembro de 1822, o cientista Louis Pasteur ficou conhecido pela técnica de pausterização que revolucionou a ciência do século XIX.
Francesco Redi foi um cientista que tentou provar que um ser vivo só surge a partir de outro por meio de um experimento em que utilizou carne e frascos abertos e fechados. Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea.
Esse cientista além de contribuir para o fim do equívoco abiogenista, também desenvolveu, a partir da aplicação do aquecimento e resfriamento simultâneo, a técnica de pasteurização largamente utilizada para conservação dos alimentos.
Processos tradicionais de desidratação São eles: defumação, salgamento e isolamento. A defumação é, comumente, utilizada na conservação de peixes, carnes e linguiças. Nesse processo seca-se o alimento usando fumaça. ... Essa técnica consiste em manter os alimentos na embalagem a vácuo, de onde se retira o ar.
Louis Pasteur contribuiu muito com o avanço da Microbiologia, pois, se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria microbiana da fermentação, Pasteur explicou o porquê acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação, ele descobriu a presença de diversos micróbios, denominados ...
Resultados: Louis Pasteur foi um cientista francês que contribui de inúmeras formas para as Ciências, principalmente para o campo da microbiologia ao derrubar a teoria da biogênese comprovando que os microrganismos presentes no ar é que provocavam a deterioração do caldo de carne no seu experimento.
Pasteurização
A teoria microbiana das doenças é uma teoria científica que estabelece que os microorganismos são a causa de inúmeras doenças.
Comemoramos neste ano o centenário da publicação da descoberta da doença de Chagas. Seu descobridor foi o eminente médico e cientista brasileiro Carlos Chagas, nascido em 1879. Chagas graduou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro em 1903 e trabalhou com Oswaldo Cruz no Instituto de Manguinhos, RJ.
O agente causador da sífilis é a bactéria treponema pallidum, descoberta em 1905 por Fritz Richard Schaudinn e Paul Erich Hoffmann. Ela é quase invisível ao microscópio e por isso só foi descoberta tão tardiamente, bem mais tarde do que os microorganismos causadores da tuberculose, malária e difteria.
Há 100 anos, o agente etiológico da sífilis foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, que nasceu em Röseningken, Prússia Oriental, em 19 de setem- bro de 1871, estudou zoologia na Friedrich-Wilhelm Universität e morreu na cidade de Hamburgo em 22 de junho de 1906.
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
» Sífilis: A sífilis pode ser identificada através de vários exames, mas o principal é o exame de sangue. Nesse exame será indicada a presença de anticorpos contra a bactéria treponema.
É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema Pallidum. Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante a relação sexual sem camisinha, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.