Caio Júlio César (em latim: Caius ou Gaius Iulius Caesar ou IMP•C•IVLIVS•CÆSAR•DIVVS; 13 de julho de 100 a.C. – 15 de março de 44 a.C.) foi um patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano.
Como todo mundo gostava dele, foi eleito a consul senior da Republica Romana. Assim, participou de varias guerras e criou ainda mais leis para que seu pode aumentasse. Depois, recebeu poderes procunsulares para governar as provincias de Galia e Iliria por 5 anos.
César não aceitou, não cumpriu o pedido e em 49 a.C. entrou armado na cidade, marchando sobre Roma, o que era proibido por lei. Esse descumprimento de Júlio César gerou um caos político que levou a uma guerra civil, da qual Júlio César saiu vitorioso, assumindo o poder, e tornando-se um ditador.
Verificado por especialistas Júlio César desagradou ao Senado Romano pois César e o Senado disputavam o controle, o poder político, sobre a sociedade romana de então, de modo que tanto César quanto os senadores desejavam atrair para si uma quantidade ainda maior de poderes.
Durante os seus discursos, muitos senadores romanos manifestavam sua completa desaprovação a respeito do envolvimento do ditador com uma mulher estrangeira. Em pouco tempo, a insatisfação dos senadores foi responsável pela organização de um complô que deu fim ao governo de Júlio César.