Ismael foi o filho primogênito de Abraão com Agar. Sua mãe era a serva egípcia de Sara, a esposa de seu pai Abraão. Deus havia prometido a Abraão que lhe daria uma descendência numerosa, mesmo ele á tendo idade avançada (Gênesis 12:7; 15:5).
Mas dentre todas as pessoas mencionadas, a mais conhecida delas foi o filho de Netanias, membro da casa real de Davi. Durante a época da opressão dos babilônios contra os judeus, esse Ismael matou Gedalias, o governador de Judá nomeado por Nabucodonosor (2 Reis 25:25; Jeremias 40:7-41:18).
Ismael foi o filho mais velho de Abrão, nascido de sua esposa egípcia, Agar. A história de Ismael é contada tanto no livro de Gênesis quanto no Alcorão. A Bíblia relata que Deus prometeu a Abrão que seu primeiro filho seria o patriarca de uma grande nação, mas a mãe de seu filho, Sara, ficou com ciúmes de Agar e a expulsou. Ismael foi criado no deserto e se tornou o pai de doze príncipes, que formaram as doze tribos dos ismaelitas. Embora a descendência de Ismael fosse uma bênção para Abrão, a história de sua concepção e relacionamento tenso com Sara e Isaque é uma fonte de conflito até hoje.
Ismael foi o primeiro filho de Abraão, nascido de uma escrava egípcia chamada Hagar ou Agar. O nome Ismael - do hebraico Yishmaél, Ishmael, ligado a yishmá - significa "Deus ouve".
Então Agar concebeu de Abraão, e após engravidar, Agar começou a desprezar Sara, e então Sara, com a permissão de Abraão, a tratou de maneira rude por conta disso. Com medo da ira de Sara, Agar fugiu para o deserto (Gn 16:4-6).
Ismael foi um personagem importante na Bíblia e sua vida tem muito a ensinar-nos. Ele foi o primogênito de Abraão, gerado com sua serva egípcia Agar. A vida de Ismael é caracterizada por desafios, desde o seu nascimento até a sua relação com Isaque, seu meio-irmão. Durante sua vida, ele se estabeleceu no deserto de Parã, tornando-se um grande arqueiro e líder de sua tribo. Sua vida é uma história de obstáculos superados e lições aprendidas.
O significado de Ismael na Bíblia é controverso e gera debate. Alguns afirmam que ele foi o filho primogênito de Abraão, enquanto outros defendem que foi o filho gerado com Agar, serva de Sara. Independentemente disso, sua importância histórica e religiosa é inegável. Ismael é um dos patriarcas do Islã e tem grande relevância na cultura árabe.
Mais tarde, o filho prometido pelo Senhor a Abraão nasceu. Quando Isaque foi desmamado, Ismael zombou dele e Sara exigiu que Abraão tomasse uma providência mandando Ismael e Agar embora (Gn 21:9,10).
Segundo a Bíblia, Ismael morreu com 137 anos e foi reunido aos seus antepassados. Seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Havilá a Sur, próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para Assur. E viveram em hostilidade contra todos os seus irmãos (Gênesis 25:17-18).
É interessante notar que, apesar de suas diferenças religiosas e culturais, os ismaelitas e judeus compartilham uma história comum que remonta a Abraão. É um exemplo das complexidades das relações humanas e como a história pode se desdobrar de maneiras imprevisíveis.
Sara era estéril, e conforme o costume de sua época ofereceu Agar a Abraão para que um herdeiro da família fosse gerado. Foi assim que Ismael nasceu. Nessa época, Abraão já tinha 86 anos de idade. Conheça a história de Abraão na Bíblia.
Também podemos ver que o início de sua história foi uma tentativa de facilitar o caminho que Deus tinha proferido para eles – já que o herdeiro não deveria ser só de Abraão, mas também de Sara – por isso, muitos dizem que Deus reescreveu a história de Ismael atendendo as orações de Abraão que pediu proteção para o seu filho e foi atendido. Assim como a história de Ismael foi reescrita, Deus reescreve as nossas quando o encontramos.
Uma curiosidade interessante é que o nome Ismael significa “Deus ouve“, e isso é uma alusão à oração de Agar pedindo a intervenção divina para salvar a vida de seu filho. (Fonte: Bíblia Sagrada)
A partir da união de Ismael e sua esposa, nasceu doze filhos que se tornaram os líderes das doze tribos árabes. Além disso, Ismael foi um exemplo de devoção e submissão a Deus, assim como seu pai Abraão.
Ismael e sua mãe tiveram dificuldades no deserto e ficaram sem água. Agar colocou o menino debaixo de uma árvore e distanciou-se, pois não queria que ele morresse diante de seus olhos. Deus ouviu o choro de Ismael e enviou um anjo para mostrar um poço de água para Agar, salvando a vida deles.
Ismael foi viver juntamente com sua mãe no deserto de Berseba, e depois no deserto de Parã. Embora Isaque tenha ficado como único herdeiro de Abraão, Ismael e os demais filhos de Abraão com suas concubinas foram beneficiados por ele (Gênesis 25:6). Isso significa que tanto o filho de Agar quando os filhos de Quetura receberam bens materiais da parte do patriarca.
Após ser confortado pelo Senhor, Abraão despediu Agar e seu filho. Eles levaram consigo pão e água, mas num determinado momento a água acabou e eles pensaram que morreriam. Porém Deus socorreu os dois, e mais uma vez renovou sua promessa de que faria dele um homem próspero (Gênesis 21:19).
Sara era estéril, já avançada em idade e com grande frustração por não ter dado um filho a Abraão. Então ela recorreu a Agar com esperança de que, através dela, um herdeiro pudesse nascer na família.
A Bíblia registra que Ismael, filho de Abraão e Agar, viveu cento e trinta e sete anos. Em Gênesis 25:17, lemos que “Ismael viveu cento e trinta e sete anos. Morreu e foi reunido aos seus antepassados.”
Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade
De acordo com a Bíblia, Ismael viveu no deserto de Parã e se tornou um arqueiro habilidoso. Ele teve doze filhos, que se tornaram príncipes de tribos árabes. A história de Ismael mostra a importância da obediência divina e a relação entre diferentes povos.
Agar: Significa estrangeira e indica uma pessoa que tende a errar muito porque age como se não tivesse nenhum envolvimento com o que está acontecendo. Mas, quando vence essa tendência e aprende a ouvir também o coração.
Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão. Sendo Ismael filho de uma mulher escrava e Isaque o filho prometido que herdaria as promessas feitas a Abraão, obviamente haveria alguma animosidade entre os dois filhos.
Os nomes dos filhos de Ismael, "Nabat, Quedar, Abdeel, Dumá, Massá, e Temã" foram mencionados em pedaços em registros assírios como tribos dos Ismaelitas.
Nas tradições islâmica e judia, os árabes são um povo semita que tem sua ascendência em Ismael, um dos filhos do antigo patriarca Abraão com a egípcia Hagar. Genealogistas árabes medievais dividiram os árabes em dois grupos: os "árabes " do sul da Arábia, descendentes de Catã (identificados com o Joctã bíblico).
Desde aquela época os edomitas passaram a fazer parte da nação judaica. Alguns acreditam que os edomitas ainda são identificáveis hoje como judeus sefarditas, mas isso é especulação.
Edom
A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.)
Os amoritas viveram em montanhas marciais. Eles são representados em monumentos egípcios com pele clara, cabelo claro, olhos azuis, narizes aquilinos, e barbas pontiagudas. Eles são supostos de terem sido homens de grande estatura; seu rei, Ogue, é descrito por Moisés como o "último remanescente dos gigantes".
Seom, Siom ou Sihon foi um rei dos amorreus na época em que Israel se aproximava da Terra da Promessa, a Canaã.
Ao tempo em que Jacó retorna com sua família para Canaã, Gênesis 34 descreve os heveus como os governantes da região de Siquém. A partir do livro de Josué, sabemos que os heveus foram um dos sete grupos nacionais que vivem na terra de Canaã quando os Israelitas, em Josué, iniciaram a sua conquista da terra (Josué 9:1).
Hete (hebraico: חֵת, moderno: Het, Tiberiano: Ḥēṯ) é descrito em Gênesis como sendo um dos filhos de Canaã, filho de Cam, filho de Noé. Os hititas são contados desse modo entre os Cananeus. ... Urias, marido de Betsabá, era hitita segundo a Bíblia (Segundo Livro de Samuel).
Os Ferezeus ou Perizeus (em hebraico: והפרזי) são um grupo de pessoas mencionado diversas vezes na bíblia como tendo habitado em Canaã antes da chegada dos Judeus.
Hete é, segundo Gênesis 10:15, o segundo filho de Canaã, que é filho de Cam, filho de Noé. Hete é antepassado dos Hititas, segunda das doze nações cananitas que descenderam dos seus filhos, que habitaram perto de Hebrom (Gênesis 23:3 e 7). Hete siginifica, provavelmente, "terror", "medo". ...
Zoar, que significa "pequeno" ou "insignificante" em hebraico, era uma cidade na extremidade sudeste do mar Morto agrupada com Sodoma e Gomorra como sendo uma das 5 cidades destinadas por Deus à destruição, mas foi poupada pela súplica de Ló, pois seria sua cidade de refúgio.
Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas. Como inva- sores, somente os israelitas.
Segundo a Bíblia, eram um dos muitos povos que habitavam a terra de Canaã antes dos hebreus saírem do Egito rumo a terra prometida a na Bíblia uma serie de menções a seres de elevada estatura física dentre os quais podemos destacar os anaquins, e os nefilins sendo estes referidos como o resultado da união de "Homens ...
Segundo Adam Clarke, a tradução de nefilim como gigantes é um erro: o texto de Gênesis faz uma distinção entre os filhos dos homens e os filhos de Anjos; os filhos dos homens seriam os nefilim, homens caídos e nascidos da terra, com a mente animalesca e diabólica, contrastando com os filhos de Anjos. ...
Gigantes são figuras comuns em folclores e lendas, sendo caracterizados como humanos ou humanoides de grande tamanho, que varia em cada lenda. ... Os gigantes para a mitologia nórdica são os inimigos dos deuses supremos, como Geirröd, que trava uma batalha mortal com Thor, o qual é filho do poderoso deus Odin.