Hércules ou Herácles é um dos mais notáveis heróis e semideuses da mitologia greco-romana. Com um aspecto viril, ele foi um grande guerreiro.
Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Neméia, próxima à cidade de Micenas. Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto./span>
O oráculo lhe contou que, como penitência, Hércules deveria executar uma série de doze tarefas, ou trabalhos, e servir doze anos a Euristeu, e ao final dos trabalhos ele se tornaria imortal. Euristeu era o homem que ele mais odiava, por haver herdado o seu direito de nascença.
Eles eram os seguintes: Matar o Leão que apavorava a cidade de Neméia, e levar a pele até Euristeus. Hércules vendo que não conseguia vitória com sua clava ou suas setas matou-o com as próprias mãos.
Filho de Zeus com uma mortal, Hércules precisou realizar doze trabalhos praticamente impossíveis para obter o perdão do Oráculo. ... Filho de uma mortal, Alcmena, com Zeus, ele herdou poderes do pai. O mito conta que enquanto o marido de Alcmena estava ausente, Zeus se disfarçou com a aparência dele.
Na mitologia grega, Euristeu foi um rei de Tirinto e de Micenas, filho de Estênelo e Nicipe. Ele foi encarregado pelo Oráculo de Delfos de exigir de Hércules os Doze Trabalhos como expiação pelo assassinato de seus filhos. Euristeu era neto de Perseu, primo de Anfitrião e sobrinho de Alcmena.
Zeus coloca então a imagem do seu amado filho no céu, na forma da constelação de Hércules. A personagem segura na mão direita a sua arma favorita (o bastão) e na esquerda parte da cabeça do cão Cerberus, ou um ramo com maçãs do Jardim das Hespérides (ambos em referência aos 12 trabalhos de Héracles).
2 Hércules Filho do deus Zeus e de Alcmena, seu nome significa “aquele que dispensa o calor e a claridade” e sua principal qualidade era a força física./span>
A Hera, portanto, enviou uma onda incontrolável de loucura para cima do Héracles, o que causou com que ele matasse sua esposa Mégara e seus filhos. Quando a loucura acabou e Héracles percebeu o que tinha feito, ele ficou absolutamente horrificado.
A luta é muito difícil mas Hércules concentra-se e consegue sufocar o monstro, estrangulando-o entre os braços. Tira-lhe a pele e cobre-se com ela, tornando-se assim invulnerável. Vitorioso, o herói leva o cadáver do leão para Neméia e parte para completar os outros trabalhos que o livrariam da escravidão de Euristeu./span>
Quando adulto, Hera provocou em Hércules um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. ... Destruir um monstro de sete cabeças que cuspia fogo – o monstro era a hidra de Lerna, que Hércules matou.