Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. ... Com seus experimentos, Mendel descobriu e respondeu a várias questões sobre hereditariedade. O material escolhido e utilizado em sua pesquisa foi a ervilha-de-cheiro (Pisum sativum).
O cientista Gregor Mendel foi importante pelas descobertas em relação as leis da genética, das quais ele postulou duas leis, a lei da segregação dos fatores e a lei da segregação independente, que revolucionou a ciência e toda a biologia.
O objetivo de Gregor Mendel era mostrar como, e provar que características de organismos vivos eram passadas para seus descendentes. Explicação: ... Após isso, Mendel pegou sementes puras lisas e misturou com puras enrugadas, e, pensando que encontraria mistura dessas características, se deparou com sementes apenas lisas.
Mendel iniciou seus experimentos em torno de 1857, quando começou a trabalhar com o cruzamento de ervilhas.
Mendel conclui que os fatores (genes) seriam transmitidos aos descendentes através dos gametas. ... Nome da Lei: Lei da pureza dos gametas, Lei da Segregação dos fatores ou monoibridismo. Enunciado: “Cada caráter é condicionado por 2 fatores, que se separam na formação dos gametas, passando apenas um fator por gameta”.
Como todas as plantas terrestres, completam o seu ciclo de vida por uma alternância de gerações diplóide e haplóide. ... A 1ª lei de Mendel determina que, na altura da redução cromática para a fase haplóide, os mecanismos da meiose encarregam-se da segregação dos dois genes presentes em cada locus.
A relação Meiose e 2ª Lei de Mendel Note que, durante a meiose, os homólogos se alinham em metáfase e sua separação ocorre ao acaso, em duas possibilidades igualmente viáveis. A segregação independente dos homólogos e, consequentemente, dos fatores (genes) que carregam, resulta nos genótipos AB, ab, Ab e aB.
Ela afirma que cada caráter (característica) é determinada por um par de genes (alelos) que estão localizados em cromossomos homólogos. Assim, durante a formação de gametas, na meiose esses alelos se separam devido a separação dos cromossomos homólogos.
A herança por dominância completa é um caso de hereditariedade onde facilmente conseguimos verificar a Primeira Lei de Mendel. Neste tipo de herança genética, há dois alelos para um gene. Um desses alelos é dominante, o outro é recessivo.