Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos principais antropólogos, sociólogos e pensadores da educação no País, deixando enormes contribuições para a causa indígena, da escola pública e da educação integral.
Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antropólogo, sociólogo, educador, escritor e político brasileiro. Destacou-se por seu trabalho em defesa da causa indígena e da educação no país. Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, em Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922.
Darcy Ribeiro foi o primeiro reitor da instituição educacional, que hoje é referência em pesquisas acadêmicas no Brasil. Entre 1962 e 1964, o antropólogo foi ministro da Educação e ministro Chefe da Casa Civil do governo do Presidente João Goulart.
Ribeiro valorizava muito a cultura indígena e o papel do mameluco (mestiço de índio) na nossa formação étnica. A miscigenação através do cunhadismo teve em São Paulo o seu primeiro centro de desenvolvimento.
Descendentes de indígenas nativos, colonizadores europeus e africanos escravizados, carregamos em nossa formação cultural a origem desses três povos, ao mesmo tempo em que sintetizamos, em nossa cultura, os elementos deixados por esses povos. ... É isso que nos torna um país de cultura miscigenada, variada e bela.
Para Darcy Ribeiro (1922-1997), que é considerado um dos maiores antropólogos da história do país, o povo brasileiro nasceu da soma de várias misturas étnicas - é oriundo de africanos, portugueses, italianos, japoneses, dentre outros. Como consequência disto, ele chamou esse fenômeno de ninguendade.
Os filhos gerados da mistura entre os negros de etnias diferentes também já não se reconheciam pelas suas origens. Em um trecho de O povo brasileiro, Darcy Ribeiro resume a nossa formação como povo e cultura: “Eram todos filhos de ninguém. E dessa ninguendade nasceu um novo povo único sem precedentes no mundo”.
As matrizes étnicas do povo brasileiro foram os nativos da terra (índios), os europeus (portugueses que chegaram por aqui) e os negros africanos (trazidos à força para escravização). No desenrolar da História e com a miscigenação, essa três culturas (acrescidas de outras mais adiante) geraram a cultura brasileira.
As três matrizes étnicas que seriam as formadoras da identidade do povo brasileiro são o colonizador branco, no caso os portugueses, os índios e os negros africanos.
Significado de Étnica Relativo a determinada população, ao povo. ... expressão Grupo Étnico. Coletividade que se diferencia de outra por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história. Etimologia (origem da palavra étnica).
A importância da diversidade étnica e o atendimento multilíngue. Organizações com diversidade de gênero estão propensas a 15% de mais chances de alcançarem um desempenho superior. Outro dado do estudo que merece destaque é a diversidade étnica, que apresenta a tendência de 35% de melhor performance.
A diversidade nas empresas é capaz de promover um ambiente de trabalho saudável, além de favorecer a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Além disso, promove a motivação e aumento da produtividade, fatores capazes de elevar a competitividade da empresa no mercado em que atua.
A diversidade cultural é importante porque o nosso país, os locais de trabalho e as escolas são cada vez mais constituídos por vários grupos culturais, raciais e étnicos. ... Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.
Dessa forma, a diversidade cultural deve ser aprendida desde a infância, para que as crianças cresçam sem preconceitos e tenham um bom desenvolvimento emocional. Além disso, é uma maneira de contribuir para a cultura da paz e do respeito, o que é muito importante para a vida em sociedade.
Reconhecer e respeitar as memórias que compõem nossa identidade, ajuda a mantermos vivos nossos costumes, histórias e tradições. ...
Foi possível constatar que a valorização da diversidade e identidade cultural no meio escolar se faz muito necessária no contexto atual, e a Arte-educação é o meio de extrema importância para que isto se desenvolva, já que a Arte possibilita diálogos com a realidade do estudante quando reconhece-se que a sua produção ...