Galeno
Apesar de Luiz XV ter sido o primeiro monarca a usar o termo “farmacêutico”, em 1777, apenas no século 19 a FARMÁCIA foi reconhecida como disciplina científica. Até então, poucos tinham acesso a medicamentos. Mas surgiram novas pesquisas na área, especialmente em fisiologia e toxicologia.
O farmacêutico é o profissional responsável por promover o uso racional de medicamentos, através da educação em saúde, dispensação segura de medicamentos, otimização da farmacoterapia, garantindo segurança e efetividade no tratamento farmacológico, além de ser o profissional responsável pela identificação e resolução ...
O Conselho Federal de Farmácia indica que além de farmácias e drogarias, o farmacêutico clínico pode atuar em diversos estabelecimentos, sendo eles hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, além de instituições geriátricas ou de atendimento domiciliar.
Como se tornar um farmacêutico clínico de excelência
O analista clínico é o profissional que atua em laboratórios de análises clínicas realizando exames de análises clínico-laboratoriais humanas e/ou animais. ... Pode realizar, interpretar e emitir laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente por um exame laboratorial ou exame reclamado pela clínica médica.