A constante de Avogadro recebeu este nome em homenagem ao cientista que estabeleceu as bases do princípio molar, porém, não foi ele que descobriu seu valor.
Em 1811 enunciou sua famosa hipótese: “Iguais volumes de quaisquer gases encerram o mesmo número de moléculas, quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão”. ... O Número de Avogadro é o número de moléculas contidas em um mol de qualquer substância.
O número de Avogadro representa o número de partículas contidas em um mol de qualquer substância. ... A dificuldade foi superada por um físico italiano chamado Amedeo Avogadro.
A constante de Avogadro é igual a 6,022 . 1023 e corresponde ao número de entidades (átomos, moléculas, íons etc.) ... Dessa forma, 1 mol de qualquer substância apresenta uma quantidade de átomos que, se for “pesada” em gramas, terá o mesmo número da massa atômica.
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada porque 1 mol coincide com o número de Avogadro. Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
A Hipótese de Avogadro, proposta em 1811 por Amedeo Avogadro, diz que: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, apresentam a mesma quantidade de substâncias em mol (moléculas). Essa lei está relacionada ao volume molar de gases. ... A mesma quantidade = 6,02 x 1023 moléculas.
A constante de Avogadro é um número bastante utilizado pelos químicos para determinar a quantidade de entidades (átomos, moléculas ou partículas fundamentais) de uma certa quantidade de matéria.
Cada "rack unit" equivale a 1,75 polegadas (44,45 mm). As medidas nesta unidade são representadas pelo número equivalente seguido da letra "U", no formato "1U", "2U", "3U" e assim por diante. Algumas vezes a representação também é feita no formato "1RU".
12 U = 648 mm. 16 U = 828 mm. 20 U = 1006 mm.
grama