A obra de Augusto dos Anjos é extremamente original, e o poeta é considerado um dos poetas mais críticos de sua época. As suas poesias trazem características marcantes de sentimentos de desânimo e pessimismo, além da inclinação para a morte. ... Por isso, Augusto dos Anjos pode ser considerado um poeta de transição.
Augusto dos Anjos foi um importante poeta brasileiro, deixou sua marca na literatura pelas inovações temáticas e de estilo. Chegou a ficar conhecido como “Poeta da morte”, pela obsessão que nutria pelo tema. “Versos Íntimos” é um dos poemas mais conhecidos do escritor, que morreu muito jovem, com apenas 30 anos.
20 de abril de 1884
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
O Simbolismo é uma volta ao Romantismo, especificamente ao "mal do século", que marcou a segunda fase romântica. Apesar de várias de suas características coincidirem, o Simbolismo optou pela expressão da subjetividade sem o sentimentalismo choroso e superficial dos românticos. para torná-la emocional e ardente.
Tal qual as obras de outros poetas simbolistas, seus escritos estão repletos de figuras de linguagem: metáfora, aliteração, sinestesia, etc. Dentre os temas mais abordados pelo autor estão o amor, o sofrimento, a sensualidade, a morte, a religião, além de temas associados ao abolicionismo.
João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro, 24 de novembro de 1861 — Curral Novo, 19 de março de 1898) foi um poeta brasileiro. Com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.
"Missal" e "Broquéis" são consideradas as obras que inauguram no Brasil o Simbolismo, movimento literário do século 19 que defende a presença da emoção e da subjetividade humana na arte. Elas são de autoria de Cruz e Sousa, um dos ícones da escola simbolista no país.