De acordo com a tradição escrita hebraica denominada Tanakh, relatada em Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido tomado por Deus para que não experimentasse a morte e na certa fosse poupado da ira do dilúvio: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
Neste contexto, Elias é apresentado no Primeiro Livro dos Reis (17:1) como "Elias, o tesbita". Ele alerta Acab que se seguirão anos de uma seca tão catastrófica que nem mesmo o orvalho cairá, porque Acab e sua rainha ocupavam o fim de uma fila de reis de Israel que teriam "feito o mal aos olhos do Senhor."
2. Tisbita. Elias, o profeta, foi assim designado (1Rs 17:1; 1Rs 21:17, 28, etc). ... O profeta é designado desta forma porque, provavelmente, nasceu em Tisbi, uma cidade situada na Galileia Superior, de onde ele migrou para Gileade.
Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus por um redemoinho,depois de serem separados por uma carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias.
Moisés e Elias aparecem ao lado de Jesus durante a transfiguração - Novela Jesus.
Na aula de hoje vamos falar do pior rei que a Bíblia nos fala: Acabe. Considerado o pior rei que Israel já teve, ele era filho de Onri, casado com Jezabel foi o sétimo rei de Israel e fez várias alianças em seu reinado, até mesmo deixou sua esposa fazer vários altares a outros deuses cananeus.
Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel.
Relato bíblico. De acordo com 2 Reis 4, ela demonstrou hospitalidade com o profeta Eliseu, construindo um quarto onde ele poderia ficar sempre que estivesse na cidade. Ela não tem filhos, mas Eliseu profetiza que terá um filho. Um ano depois, ela dá à luz um filho.
8- Um pecador arrependido
b) Sete simboliza a plenitude: na cultura judaica o número sete representa a perfeição, a completude, a plenitude. Os sete mergulhos apontam para a cura total. Naamã, quando exercitasse a ordem de Deus com fé, receberia a cura total de sua lepra. Mas não somente isso, o coração de Naamã também foi curado da soberba.
SinopseOs 7 Mergulhos De Naamã Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.
Depois de ser curado, Naamã foi com sua comitiva até Eliseu e disse: " Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora pois, te peço que tomes essa benção do teu servo." Mas Eliseu recusou receber qualquer pagamento, então Naamã concordou e disse: "Nunca mais oferecerá este teu servo ...
Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenças. ... Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra.
Ele gosta de vários passatempos, como cantar, praticar esporte, escrever e envolver-se com arqueologia. Sua missão na vida é ajudar os jovens a ter uma experiência plena com Jesus.
Essa menina foi levada para trabalhar na casa de uma pessoa leprosa. A Bíblia não cita o nome da menina, mas mostra o nome desse homem: Naamã. A menina não foi convidada para trabalhar na casa dele, mas foi levada cativa, prisioneira, escrava, sem direito a salário, feriados ou folgas.
Ao chegar à residência de Eliseu, Naamã foi recebido pelo seu mensageiro que mandou que se lavasse no rio Jordão sete vezes e assim ficaria curado da lepra. ... O que mais nos chama a atenção nesse relato bíblico são as atitudes dessa menina, escrava de Naamã, descritas em poucas linhas no cap. 5 do segundo livro dos Reis.
Por que Naamã deveria pedir o fardo da terra de duas mulas, que ele poderia ter ocupado em qualquer lugar nos confins da terra, sem essa liberdade, não é fácil de ver. ... Era natural que Naamã desejasse dar algo ao servo do profeta, pois o mestre recusara seu presente.
Então Eliseu mandou um mensageiro. Nem ele foi, porque sabia da prepotência de Naamã. Ele sabia que a lepra de Naamã estava nessa área, a prepotência humana. E lá estava a sua instrução: vai e lava-te sete vezes no Jordão e a tua pele será restaurada e ficarás limpo.
Dizia-se no tempo de Jesus: "Quatro categorias de pessoas são equiparadas a um morto: o pobre, o leproso, o cego e quem não têm filhos". Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios.
Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes. ...
Spinalonga, a ilha grega onde leprosos eram abandonados para esperar a morte. A primeira vez em que vi Spinalonga foi quatro anos atrás.
Um doente de lepra é alguém que tem uma mancha ou manchas na pele com clara perda de sensibilidade. Igualmente a lepra física, a LEPRA ESPIRITUAL ataca um dos principais sistemas do ser espiritual: A SENSIBILIDADE. · O leproso espiritual tem sua capacidade de se relacionar com Deus limitada ou nula.
Na época de Cristo, um dos grandes problemas, tanto de saúde, quanto social era a hanseníase, a lepra. Cada pessoa com a doença tinha que ser isolada do convívio social e ir para o chamado Vale dos Leprosos. Para nós, esse nosso Vale dos Leprosos é um grande fardo, pesa muito. ...
Sobre a existência de um “vale dos rejeitados”, em que supostamente as mulheres eram levadas mensalmente para passar o tempo de sua menstruação, não é verdade, não há nenhum registro histórico na literatura bíblica.
De acordo com as escrituras, aconteceu que, indo Jesus a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia e, entrando numa certa aldeia, saíram ao encontro dele, dez homens leprosos, os quais pararam de longe. ... E Jesus, vendo-os, teve compaixão e disse para eles irem, e mostrarem aos sacerdotes que estavam curados.