Matemático, físico, engenheiro e astrônomo grego, Arquimedes viveu no século III a.C. Tido como um dos maiores matemáticos da história, desenvolveu métodos para se chegar á área de um círculo e definiu a espiral, além de explicar determinados mecanismo, como o funcionamento da alavanca.
Arquimedes foi um dos mais importantes cientistas, inventores e matemáticos gregos da antiguidade clássica. Foi considerado por muitos historiadores um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Além disso, Arquimedes aprofundou seus conhecimentos nas áreas da física, engenharia e astronomia.
O catálogo de estudos feitos por Arquimedes é bastante amplo, com indagações a respeito de leis de alavanca, por exemplo, e relacionando-as a determinação de centro de gravidade, esse seu estudo é chamado de fundação da mecânica teórica e é usado até hoje na ciência de estudo do corpo humano - anatomia - assim como em ...
A principal contribuição das alavancas é a de diminuir a força necessária para se realizar algumas tarefas como levantar ou mover objetos. E sabe-se que elas foram utilizadas nas construções das piramides Egípcias e dos povos Maias.
Contam os livros, que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ( ).
Bastava mergulhar a coroa e medir o volume de água que se movia, este volume deveria ser igual ao volume da coroa. Sabendo qual era sua massa e volume ele poderia calcular a sua densidade e, portanto, verificar se era ou não ouro puro. Esta descoberta o conduziu a um novo conceito da física.
Quem gosta de matemática provavelmente conhece Arquimedes -- aquele que gritou "Eureka!" quando descobriu um método para calcular o volume de um corpo. Embora o matemático grego seja reconhecido por suas teorias e invenções, todo seu potencial ainda não foi revelado.
[Origem da Palavra] Exclamação atribuída ao matemático grego Arquimedes (287-212 a.C.) ao descobrir, no banho, o peso específico dos corpos.
O princípio de Arquimedes (ou teorema de Arquimedes) diz que todo corpo totalmente imerso ou parcialmente imerso em um líquido qualquer fica sujeito a uma força vertical de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocado pelo corpo. ... Isso quer dizer que ela atua diminuindo a intensidade da força peso.
Quando Hierão reinava em Siracusa, decidiu oferecer uma coroa de ouro aos deuses imortais. ... Porém, apesar de a considerar executada com perfeição, este duvidou que contivesse todo o ouro que tinha entregue e suspeitou que o artesão tivesse substituído uma parte desse ouro por prata.
O empuxo é uma grandeza vetorial, medida em newtons, que aponta sempre na mesma direção e no sentido oposto ao peso do corpo imerso. De acordo com o princípio de Arquimedes, a força de empuxo sobre um corpo tem magnitude igual ao peso do fluido que foi deslocado devido à imersão do corpo.