Também conhecido como Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa nasceu em 29 de agosto de 1738, em Ouro Preto, e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do período colonial no Brasil. A origem de seu apelido se deve à uma doença que contraiu por volta de 1777.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Aleijadinho (1730-1814) foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial. Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas.
Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés.
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
“Aleijadinho foi o agente que, depois de mais de duzentos anos de tradição portuguesa ditando as linhas gerais da Arquitetura religiosa no Brasil Colônia, procurou e inaugurou uma caminho novo, que daria frutos na produção de uma escola importante, da qual também fariam parte, alguns dos principais mestres portugueses ...
Resposta. Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. ... Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.
leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções); Escultura:Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração.
O rococó é um estilo artístico que começou na Europa no século XVIII, ele buscava se contrapor ao estilo do barroco. Esse estilo chegou a América do Sul em meados do século XVIII e, no Brasil, teve grande representação por meio do mobiliário desse período e ficou conhecido como estilo Dom João V.
O Rococó, na arquitetura, apresenta atributos que se assemelhavam ao do mundo real. Os tetos, normalmente, apresentam as paisagens desenhadas e as representações da natureza. Essa arte, por não seguir a mesma linha do barroco — que trabalhava com elementos da religiosidade, foi considerada uma arte fútil, pejorativa.
Diferentemente do Barroco, entretanto, o Rococó não está preocupado com questões religiosas; é uma arte evidentemente aristocrática, voltada para a alta classe, que prezava o estilo suntuoso, como foi o Barroco, porém mais elegante, leve e intimista, com o objetivo de satisfazer uma sociedade nutrida pela liberdade, ...
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.
O estilo Rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa concha. Este movimento artístico durou do início ao fim do século XVIII e tinha como principais características o exagero na ornamentação e o afastamento dos temas religiosos.
Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.
Os materiais mais utilizados foram a pedra e o bronze (para as grandes obras escultóricas de exterior); também o bronze, o ouro e a prata ( para a escultura de pequena dimensão e objectos ornamentais); a madeira, a argila, o estuque e o gesso (estes dois últimos muito usados na decoração mural dos interiores, ...
Pintura Neoclassicista A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas. Inspirados na artes greco-romana e renascentista, o realismo, o racionalismo das obras e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.
São características da arte neoclássica, EXCETO: A) Influência da arte da Grécia e de Roma.