Resposta. Antônio Conselheiro, que se autodenominava "o peregrino", foi um líder religioso brasileiro. O seu Arraial terminou em tragédia porque Canudos estava ganhando grande notoriedade por abrigar muitos nordestinos que estavam antes, vivendo em condições de vida muito ruim.
Resposta. A seguir a resposta! Foi destruido pelos militares do governo,que na sua 4° tentativa de eliminar os povos de canudos,foi vitorioza e matou todos os sertanejos de canudoa. FOI O GOVERNO QUE DESTRUIO CANUDOS.
Antônio Conselheiro não aceitava algumas leis da Constituição de 1889, como por exemplo a permissão do casamento civil, pois na sua visão o casamento deveria ser exclusivo de religiosos, e era contra também a cobrança de impostos exigida pelo governo.
Antônio Conselheiro (1830-1897) foi o líder do movimento religioso que reuniu milhares de seguidores no arraial de Canudos. Esteve à frente da resistência na “Guerra de Canudos”, que ocorreu na Bahia entre 1896 e 1897, e registrada no livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha.
Defendia uma versão própria do Cristianismo, que foi condenada como heresia pela Igreja Católica da sua época, combatendo a propriedade privada e o regime republicano, que ele apontava como o "anti-Cristo".
Nesta vida nômade, tem várias ocupações como professor, caixeiro e escrivão. Circulou pelo sertão da Bahia, Sergipe e Pernambuco, e sua fama se espalhava. Desta maneira, ganhou o apelido de “Conselheiro” reconhecimento de que era um sábio e que ajudava os que necessitavam.
Considerado um fora da lei pelas autoridades nordestina, Antônio Conselheiro peregrinava pelo sertão do Nordeste (marcado pela seca, fome miséria), levando mensagens religiosas e conselhos sociais para as populações carentes. Conseguiu uma grande quantidade de seguidores, sendo que muitos o consideravam santo.
22 de setembro de 1897
Resposta: foi um líder religioso e fundador do arraial do Belo Monte, mais conhecido como Canudos. Foi considerado um fanático religioso na época em que viveu, pois isto foi uma forma do governo republicano justificar o massacre perpetrado contra seus seguidores.
O corpo enterrado no Santuário de Canudos. Sua cabeça é cortada e levada até a Faculdade de Medicina de Salvador, onde foi examinada. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como Guerra de Canudos, entre 1896 e 1897.
67 anos (1830–1897)
Antônio Conselheiro
Dá a ideia de que os seguidores de Antônio Conselheiro eram os ex-escravos e seus filhos, os pobres e os desempregados.
Quixeramobim, Ceará, Brasil
Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, nasceu em Quixeramobim em 13 de março de 1830 e faleceu em Canudos (Bahia) em 22 de setembro de 1897.
A sociedade civil sertaneja passava por um período de diversas complicações, tais como a fome, a ausência de chuvas e condições de trabalho desumanas. Antônio Conselheiro, então, foi essencial para que eles permanecessem acreditando em alguma melhora, além de conscientizá-los sobre o panorama político naquele momento.
13 de março de 1830
Resposta: Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido popularmente como Antônio Conselheiro, foi um beato, líder religioso e social brasileiro. Antônio Conselheiro liderou e organizou o Arraial de Canudos de forma que o local cresceu e começou a causar preocupações nas autoridades políticas e nos fazendeiros da região.
Resposta. as pessoas viviam em um sitio, onde tirava seu sustento da terra (alimentos), eles n pagavam emposto , e a cada dia vinham mais pessoas a procura de moradia em canudos. Mas por eles n pagar empostos sofreram varios ataques ao longo do tempo.
O episódio teve várias características marcantes, como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia ...
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. ... Na época, a população miserável da região agregou-se em torno do beato Conselheiro, que havia passado anos pelo sertão pregando uma mistura de doutrina cristã e religiosidade popular.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
A principal consequência desse movimento sem dúvida foi o elevado número de mortos e o agravamento da pobreza local. Para termos uma ideia, os combates entre tropas republicanas e sertanejos de Canudos desencadearam cerca de 25 mil mortos, sendo a grande maioria da população do povoado de Conselheiro.
Essa guerra aconteceu na comunidade de Canudos, interior da Bahia, e pode-se dizer que aconteceu por causa de vários fatores, como as graves crises econômicas e sociais em que se encontrava a região naquela época, as secas cíclicas, o desemprego e também uma onda de crença na salvação milagrosa dos cidadãos daqueles ...
Consequências da Guerra dos Canudos Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.