A história de Abraão é uma das mais importantes descritas na Bíblia. Saber quem foi Abraão é fundamental para entender a origem do povo hebreu. Porém, a história de Abraão também está diretamente ligada à Igreja de Cristo, não se resumindo apenas aos judeus.
A vida de Abraão marca uma nova fase nas histórias bíblicas. Abraão é um dos grandes patriarcas da Bíblia. É através de Abraão que muitos dos projetos de Deus para ao ser humano são concretizados. Estudar a história de Abraão é crucial para se entender as demais histórias da Bíblia.
Para os cristãos, Abraão é uma figura central na história da salvação. Ele é mencionado no Novo Testamento como um exemplo de fé e justificação pela fé. O apóstolo Paulo, em suas epístolas, faz referência a Abraão como o pai espiritual de todos os que creem em Deus, independentemente de sua origem étnica. Abraão é considerado um precursor de Jesus Cristo, que veio para cumprir as promessas feitas a Abraão e trazer salvação a todos os povos.
Isaque nasceu quando Abraão tinha cem anos. Ele se tornou o centro de todas as esperanças do pai de multidões. Porém, certo dia, Deus pediu para que Abraão sacrificasse seu único filho.
Abraão morreu em boa velhice (Gênesis 25:8). Ele se despediu de seus filhos. Deu toda sua herança a Isaque e aos seus outros filhos deu apenas presentes. Isaque, Ismael e seus irmãos sepultaram Abraão em um campo que ele comprou em Macpela. Ele foi sepultado ao lado de Sara.
Um dos títulos mais memoráveis na história de Abraão é o de Pai da fé. Abraão ganha esse título devido a sua confiança em Deus em diversos momentos.
Tais mudanças nos nomes tem a ver com a promessa feita por Deus a Abrão, começando ainda em Gênesis 12. Depois, já no capítulo 15 de Gênesis, Deus promete a Abraão que ele ainda seria pai, e que seu servo Eliézer não seria o herdeiro de sua casa. Sua descendência seria incontável como as estrelas do céu.
Abraão é um dos grandes personagens bíblicos, sendo o primeiro dos patriarcas bíblicos e origem principal do monoteísmo, judaísmo, cristianismo e islamismo.
Da mesma forma como aconteceu no Egito, ao peregrinar em Gerar, Abraão escondeu que Sara era sua esposa temendo por sua vida. Então Abimeleque, rei de Gerar, veio e tomou a Sara. Porém Deus impediu que Abimeleque tocasse em Sara e, em sonhos, o Senhor o advertiu que Sara tinha marido.
De acordo com a promessa divina, Abraão e Sara tiveram um filho na velhice, chamado Isaque. Esse nascimento foi um milagre, pois Sara era estéril e já estava além da idade de ter filhos. O nascimento de Isaque foi um cumprimento das promessas de Deus a Abraão e um sinal de sua fidelidade.
Sara convence Abraão a mandar embora seu filho Ismael e a mãe Agar embora. De Ismael surgem os povos do Deserto. De Isaque surge Israel e Edom. Depois da morte de Sara Abraão teve outra mulher, Quetura. Com Quetura Abraão teve mais seis filhos:
Saindo do Egito, Abraão subiu para o lado do sul, e retornou para as proximidades de Betel. Tanto Abraão quanto Ló eram muito ricos. Por isso houve até mesmo contenda entre seus servos, porque a terra ali não comportava os dois habitando juntos. Ló e Abraão então se separaram. Ló preferiu residir nas planícies verdes do Jordão, onde as cidades de Sodoma e Gomorra estavam situadas. Já Abraão viajou para uma planície nas montanhas, chamada Manre (Hebrom) ao sul.
Não se sabe exatamente quando Abraão nasceu, mas a maioria dos estudiosos afirmam que ele teria nascido no segundo milênio antes de Cristo. Isso é estabelecido de acordo com a cronologia dos personagens bíblicos, além de descobertas arqueológicas.
Mais tarde Abraão e Abimeleque também fizeram uma aliança, e o lugar ficou conhecido como Berseba, “poço do juramento”, pois Abraão havia cavado um poço e os servos de Abimeleque haviam tomado à força (Gênesis 21:25).
Por toda escritura sagrada encontramos a história de grandes homens da fé. Pessoas que através de sua dedicação a Deus deixaram um legado importante até mesmo para os dias atuais. Dentre esses homens, podemos encontrar...
O legado de Abraão é imenso. Ele é considerado o pai da fé e um exemplo de obediência a Deus. Sua história é frequentemente citada como um lembrete do poder e fidelidade de Deus. Além disso, Abraão é um dos personagens mais mencionados na Bíblia, sendo referenciado em diversos livros do Antigo e do Novo Testamento.
Abraão saiu de Harã junto com seu sobrinho Ló. A parceria dos dois dá certo por pouco tempo. Com o crescimento dos rebanhos e riquezas dos dois começam as discórdias. Os pastores de Abrão e Ló discutem por causa dos rebanhos. Abraão gostava muito de seu sobrinho, porém sabia que não seria possível eles continuarem a jornada juntos.
Sua esposa Sara se revela estéril e oferece a Abraão sua serva egípcia, Agar, com quem ele tem seu primeiro filho, Ismael. Porém, muitos anos depois, Sara consegue engravidar de Abraão e nasce seu segundo filho, Isaac.