Walter Salles
O tema principal de Central do Brasil, obra-prima de Walter Salles (1998), é a separação e a perda. Ambos os personagens principais sofreram perdas dolorosas, uma mulher de meia-idade (Dora) e uma criança (Josué), pouco confiáveis, estão à procura de seu pai.
Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
UOL - Brasil Online - 'Central do Brasil' tem filmagens em PE - 18h30. Depois de sequências no Rio de Janeiro e interior da Bahia, as filmagens do longa-metragem "Central do Brasil", de Walter Salles -diretor de "Terra Estrangeira"-, chegam a Cruzeiro do Nordeste, no sertão do Estado de Pernambuco.
A interpretação de Montenegro foi aclamada pelos críticos e imprensa nacionais e internacionais e rendeu-lhe uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz — tornando-a a primeira latino-americana, a única brasileira e também a única atriz já indicada ao prêmio por uma atuação em língua portuguesa — e uma ...
As questões sociais da violência, da migração, do analfabetismo, da religião e da pobreza são representadas no percurso das personagens. Dora [Fernanda Montenegro (1929)], professora aposentada, ganha a vida trabalhando na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, redigindo cartas para quem não sabe escrever.
O Pagador de Promessas – Melhor Filme Estrangeiro (1963) O longa de Anselmo Duarte é baseado na peça homônima de Dias Gomes e conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), um homem simples que tenta pagar a promessa de carregar uma pesada cruz até a igreja de Santa Bárbara.
Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Montagem
Bacurau
E quais filmes ganharam mais Oscars? O pódio de vitórias também é dividido por três longas, com 11 estatuetas cada um: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).
Produções totalmente brasileiras indicadas ao Oscar
Leandro Hassum diz que Brasil nunca ganhou Oscar por "uma questão de panela" Durante participação no programa Morning Show de hoje, na Rádio Jovem Pan, o ator e humorista Leandro Hassum falou sobre a escolha do filme A Vida Invisível, do diretor Karim Aïnouz, para representar o Brasil no Oscar 2020.
Titanic venceu o Óscar de Melhor Canção Original, assim como três Prêmios Grammy (por Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Canção para Mídia Visual).
Sergio Mendes, Milton Nascimento, Gilberto Gil e João Gilberto foram alguns dos brasileiros que ganharam estatuetas nesta categorias.
Ao todo, o Brasil coleciona 18 vitórias, sendo duas delas em categorias principais; Bebel Gilberto e Chico Pinheiro representam o país em 2021. O 63º Grammy acontece neste domingo (14) e premia as melhores produções da música em 2020. Na lista de indicados, dois brasileiros disputam suas próprias estatuetas.
Beyoncé fez história ao vencer a sessão Melhor Canção R&B com a canção Black Parade e se tornou o artista, homem ou mulher, a se tornar a maior vencedora de Grammy da história, com 28 premiações. Agora, mais do que Paul McCartney.
Produtores, compositores, instrumentistas, cantores, engenheiros de som; existe uma série de profissões que podem dar a uma pessoa o poder de voto no Grammy, mas para aplicar e tentar entrar na academia, esse(a) profissional precisa estar envolvido criativa ou tecnicamente em pelo menos seis faixas lançadas ...
Em 1971, Pierre Cossette comprou os direitos televisivos para transmitir a cerimônia e organizou a primeira emissão ao vivo.