O Movimento zapatista inspirou-se na luta de Emiliano Zapata contra o regime autocrático de Porfirio Díaz que encadeou a Revolução Mexicana em 1910.
O Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN, em espanhol: Ejército Zapatista de Liberación Nacional), é uma organização armada mexicana de caráter político-militar e composição de maioria indígena.
Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz. ... Esta revolução foi caracterizada por uma variedade de líderes de cunho socialista, liberal, anarquista, populista, e em prol do movimento agrário.
No ano de 1910, o México se encontrava sob a liderança política de Porfírio Díaz, que havia implantado a ditadura no México no ano de 1876 a 1880 e de 1884 a 1911, permanecendo mais de trinta anos no poder.
1911: Início do movimento revolucionário: derrubada de Diaz e eleição de Madero. 1913: A Divisão do Norte investe em vários estados do norte. Villa torna-se governador de Chihuahua. 1914: Assassinato de Madero pelas forças aliadas ao general Huerta, que assume a presidência.
No México, o governo de Porfírio Diaz manteve a tradicional estrutura oligárquica, na qual o Estado atuava como principal instrumento para atender aos interesses da elite rural vinculados à concentração de terra, ao modelo agrário-exportador e à dependência do capital estrangeiro.
Índice
A Independência do México foi conquistada através de um processo de contestação à colonização que envolveu guerra. ... A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México.
São elementos presentes no cotidiano mexicano, nas últimas décadas do século XIX e na primeira década do século XX, que podem ser considerados estopim da Revolução Mexicana (1910–1920): O processo de industrialização e urbanização acelerado e a substituição da mão-de-obra nacional pela imigrante.
Francisco Madero pertencia a uma das famílias mais ricas do México nesse período. Ele era contrário a ditadura de Porfírio Diaz e professava uma ideologia democrática-liberal. Por esse motivo, acabou ingressando no Partido Democrático que, dentre outros, defendia o fim da reeleição.