Diferente do que se pensa, nem todas as cobras colocam ovos. Algumas espécies são vivíparas e geram filhotes no próprio corpo. Um raro vídeo compartilhado no YouTube mostra uma cobra dando à luz vários filhotes na Índia.
Levante o ovo. Ovos de répteis podem sobreviver a toques breves e gentis. Se a casca for dura, então, é um ovo de pássaro. Se for um ovo de cobra, a casca deve ser semelhante a couro e ceder levemente.
Aliás, ovos de cobra são muito diferentes de ovos de codorna, pois são bem mais moles e muito brancos. E apesar de estarmos falando da suposta tragédia no Recife, a história que já começa a circular em outras cidades não tem como ser verdadeira, simplesmente porque, como mostramos acima, nada faz sentido.
A espécie com exceção é a das Pítons, que é a única que choca seus ovos pelo período de dois meses. Quando os ovos começam a eclodir, processo que leva aproximadamente dois dias, a mãe os abandona e os filhotes já estão prontos para viverem completamente sozinhos.
Tanto as Cascavéis como as Jararacas são vivíparas, isto é, não colocam ovos e dão à luz a filhotes vivos.
Depois de 200 dias de gestação, a serpente deu à luz na primeira semana de março e todos os filhotes sobreviveram. Segundo o veterinário Valmor Passos, essa espécie costuma ter cerca de 20 filhotes a cada gestação.
Os olhos e narinas estão no alto da cabeça, para que possa ver e respirar enquanto nada. Também podem morder, por defesa, qualquer pessoa que se aproxime, quando não podem fugir nadando. A mordida de sucuri pode causar infecção, já que a cobra costuma deixar seus dentes presos na carne da vítima.
Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d'água podendo ficar até 30 minutos sem respirar.
Já ouviu essa história? Pois bem, não é real! Primeiro, porque como já dissemos ali em cima, serpentes não hipnotizam ninguém. Segundo que serpentes são répteis e não se alimentam de leite.
As sucuris conseguem se manter esbeltas por um motivo: podem passar até seis meses sem comer. A filhote que habita o zoológico se alimenta a cada 10 dias. No cardápio, preás, coelhos e ratos grandes. Ela prefere comer perto do anoitecer.
As 10 maiores cobras encontradas no Brasil
O Canal de Youtube “Dicas de Pescador, Pancieri” publicou o vídeo de uma sucuri tomando sol à beira de um rio supostamente localizado no nordeste brasileiro, segundo o portal Diário online. A cobra gigante, mais conhecida como anaconda, está debruçada sobre um tronco seco de uma árvore, as imagens são incríveis.
Eunectes murinos
Mas, segundo o Guinness, a maior cobra já registrada tinha 10 metros e foi encontrada em Celebes, na Indonésia, em 1912.
A anaconda verde, Eunectes murinus, é a maior espécie já encontrada.
surucucu
– Píton Real É uma espécie tímida e reservada. Entretanto, é uma das que possuem mais expectativa de vida, podendo sobreviver por até 30 anos, mesmo com grandes períodos sem alimentação.